REFORMA PROTESTANTE: Ontem e Hoje

REFORMA PROTESTANTE: Ontem e Hoje

A Reforma Protestante ocorrido no século XVI foi um movimento amplo que aconteceu na Igreja Cristã do Ocidente, visto que a Igreja Cristã Oriental pouco ou quase nada teve haver com este movimento.

A Igreja Cristã no Ocidentehavia chegado a tal grau de depravação e desvios doutrinários que não havia qualquer outra possibilidade a não ser submeter-se a uma ampla e profunda reforma religiosa eclesiástica.

Entretanto, os compromissos políticos e econômicos assumidos pela Igreja Cristã impediram que ela realizasse as reformas necessárias e retomasse a sua trajetória original. Diante disto o que restou foi uma grande cisão no meio cristão ocidental, que se iniciando na Europa (Alemanha, Suíça) alastrou-se rapidamente por todos os lados dando origem às diversas ramificações influenciadas por vários de seus líderes principais, Lutero (Ig Luterana), Zwingli (Batistas e outras); Calvino (Presbiterianos e outras).

Quase quinhentos anos depois, a Igreja Evangélica Brasileira, que é resultado desta Reforma do século XV, esta novamente moribunda, totalmente comprometida com as questões políticas e econômicas, de maneira que grande número delas a muito abandonou os pontos cardeais da teologia bíblica e passaram a utilizar o Evangelho para benefícios pessoais e temporários. O Evangelho de Cristo foi paulatinamente sendo substituído por um Evangelho antropocêntrico, perdendo totalmente seu efeito regenerador e deslocando para a periferia o Reino de Deus e a sua Justiça. Faz-se necessário uma vez mais uma ampla e profunda Reforma no seio evangélico brasileiro, mas para isto será necessário que como aconteceu anteriormente, Deus mesmo levante homens e mulheres que possam liderar esta Reforma do século XXI.

Abaixo você poderá ler resumidamente os cinco pontos teológicos que nortearam e impulsionaram este extraordinário movimento religioso cristão e que hoje necessitam serem resgatados novamente:

1- Sola Scriptura, somente a Escritura: afirma a doutrina bíblica de que somente a Bíblia é a única autoridade para todos os assuntos de fé e prática. As Escrituras e somente as Escrituras são o padrão pelo qual todos os ensinamentos e doutrinas da igreja devem ser medidos. Como Martinho Lutero tão eloqüentemente afirmou quando a ele foi pedido para que voltasse atrás em seus ensinamentos: "Portanto, a menos que eu seja convencido pelo testemunho das Escrituras ou pelo mais claro raciocínio; a menos que eu seja persuadido por meio das passagens que citei; a menos que assim submetam minha consciência pela Palavra de Deus, não posso retratar-me e não me retratarei, pois é perigoso a um cristão falar contra a consciência. Aqui permaneço, não posso fazer outra coisa; Deus queira ajudar-me. Amém."

2- Sola Gratia, somente a graça (salvação somente pela graça): afirma a doutrina bíblica de que a salvação é pela graça de Deus apenas, e que nós somos resgatados de Sua ira apenas por Sua graça. A graça de Deus em Cristo não é meramente necessária, mas é a única causa eficiente da salvação. Esta graça é a obra sobrenatural do Espírito Santo que nos traz a Cristo por nos soltar da servidão do pecado e nos levantar da morte espiritual para a vida espiritual.

3- Sola Fide, somente a fé (salvação somente pela fé):afirma a doutrina bíblica de que a justificação é pela graça somente, através da fé somente, por causa somente de Cristo. É pela fé em Cristo que Sua justiça é imputada a nós como a única satisfação possível da perfeita justiça de Deus.

4- Solus Christus - somente Cristo: afirma a doutrina bíblica de que a salvação é encontrada somente em Cristo e que unicamente Sua vida sem pecado e expiação substitutiva são suficientes para nossa justificação e reconciliação com Deus o Pai. O evangelho não foi pregado se a obra substitutiva de Cristo não é declarada, e a fé em Cristo e Sua obra não é proposta.

5- Soli Deo Gloria, glória somente a Deus: afirma a doutrina bíblica de que a salvação é de Deus, e foi alcançada por Deus apenas para Sua glória. Isto demonstra que como cristãos devemos glorificar sempre a Ele, e devemos viver toda a nossa vida perante a face de Deus, sob a autoridade de Deus, e somente para sua glória.


Rev. Ivan Pereira Guedes

FONTE: http://www.reflexaobiblicanew.com