Joel R. Beeke

O Mundo que Deus Preparou para o Homem - Joel R. Beeke
O Mundo que Deus Preparou para o Homem

Joel R. Beeke

Joel Beeke é pastor da igreja Heritage Reformed Congregation, em Grand Rapids, MI, EUA. É presidente, Deão acadêmico e catedrático de Teologia Sistemática e Homilética do Seminário Reformado Puritano. Possui Ph.D pelo seminário Westminster em Teologia Reformada e Pós-reforma. Pr. Beeke atua como preletor em diversas conferências em várias partes do mundo, inclusive o Brasil; é autor e co-autor de mais de 50 livros, alguns já em português, como o livro “Vencendo o Mundo” (Editora Fiel) e outros em processo de tradução. É casado com Mary Beeke com quem tem 3 filhos.


"E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, na direção do Oriente, e pôs nele o homem que havia formado" – Gênesis 2.8

Sugestão de Leitura: Gênesis 2

O jardim do Éden é um microcosmo da provisão superabundante, sábia, detalhada e amorosa de Deus para o homem, que é a coroa e glória da criação. O mundo que Deus preparou para o homem incluía:

Provisão Material. Deus deu ao homem alimento para comer, proveniente das árvores do jardim. Deus também supriu o homem com trabalho físico. Colocou Adão no jardim para "o cultivar e o guardar" (v. 15). O trabalho é uma dádiva que o nosso Criador nos concedeu antes da queda. Fomos criados para ser diligentes. A falta de disciplina e a preguiça são resultados de nossa condição decaída.

Provisão Espiritual. Deus deu o Sabbath ao homem para seu benefício espiritual e descanso físico. Deus combinou descanso e trabalho no modelo que estabeleceu para a sua Criação, através de seu próprio exemplo (vs 2-3). O Senhor oferece o Sabbath como o dia no qual O encontramos, deleitamo-nos nEle e temos comunhão com Ele. E nessa comunhão, encontramos o nosso trabalho mais importante e a nossa glória suprema. Você conhece a alegria do Sabbath da comunhão com Deus?

Provisão Moral. Após estabelecer o homem naquele presente generoso, que era o Éden, Deus disse ao homem o que ele deveria e não deveria fazer (vs 16-17). Sem esse estímulo moral, o homem teria permanecido como alguém inferior ao próprio homem. Essa exigência moral que Deus fez ao homem geralmente é estereotipada como algo unicamente proibitivo, mas Deus não colocou o homem no jardim e disse: "Não mexa em nada", do mesmo modo que um pai adverte o seu filho em uma loja de departamentos. Em vez disso, Deus disse: "Todo o jardim, com todas as suas árvores, é para você, com exceção de uma árvore; desse modo, você poderá aprender a Me obedecer como o seu Criador perfeito e Pai. Você permanecerá livre e feliz em todo o tempo em que viver em obediência aos meus mandamentos santos, os quais são bons e perfeitos. Os meus mandamentos não são um fardo a ser carregado, mas uma bênção a ser recebida".

Provisão Estética. Deus providenciou árvores "agradáveis aos olhos" (v. 9). As árvores do jardim do Éden não eram somente úteis; elas eram belas.

Provisão Social. Deus supriu as necessidades sociais de Adão providenciando uma auxiliadora para ele (v. 18). Ele providenciou um relacionamento matrimonial exclusivo (v. 24), por meio do qual eles se complementavam ( v. 18), criando outros meios através dos quais o homem pudesse dar glórias a Deus.

Essa é uma provisão, de fato, superabundante! Ainda hoje, Deus supre nossas necessidades, em Cristo e por meio dEle, enquanto nos envia ao mundo para vivermos por Ele. Entretanto, nossa verdadeira liberdade e humanidade plena somente pode concretizar-se quando vivemos dentro dos limites de sua vontade perfeita. Tornamo-nos plenamente desenvolvidos como criaturas de Deus quando vivemos por meio de uma fé obediente em nosso Provedor e buscamos a sua glória com todo nosso ser.


Traduzido por: Waléria Coicev

Copyright:
© Joel Beeke
© Editora FIEL 2009.

Traduzido do original em inglês: The World God Prepared for Man. Com permissão de PRTS.
Reforma Radical

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Somente a Escritura - Somente Cristo - Somenta a Graça - Somente a Fé - Glória Somente a Deus!!