A Suficiência da Graça por RC Sproul

14:46
A Suficiência da Graça por RC Sproul

O seguinte é um excerto do livro de RC Sproul, disposto a acreditar

A questão clássico entre teologia agostiniana e todas as formas de semi-Pelagianismo se concentra em um aspecto da ordem de salvação (ordo salutis): Qual é a relação entre a regeneração e a fé? A regeneração é uma obra monergística ou sinérgica? Que uma pessoa deve primeiro exercício da fé, a fim de nascer de novo? Ou devem ocorrer antes de renascimento de uma pessoa é capaz de exercer a fé? Outra forma de declarar a questão é esta: É a graça de regeneração operativa ou cooperativa?

Regeneração monergística significa que a regeneração é realizada por um único ator, Deus. Isso significa, literalmente, um "one-trabalho." Sinergismo, por outro lado, refere-se a um trabalho que envolva a acção de duas ou mais partes. É um co-funcionamento. Todas as formas de semi-Pelagianismo afirmar algum tipo de sinergia no trabalho de regeneração. Normalmente graça assistir Deus é visto como um ingrediente necessário, mas é dependente da cooperação humana para sua eficácia.

Os reformadores ensinaram não só que a regeneração não preceder a fé, mas também que deve preceder a fé. Por causa da escravidão moral do pecador não regenerado, ele não pode ter fé até que ele seja mudado internamente pelo trabalho, operativa monergística do Espírito Santo. A fé é fruto da regeneração, não a sua causa.

De acordo com o semi-Pelagianismo regeneração é operada por Deus, mas apenas naqueles que primeiro responderam com fé para ele. Fé não é visto como fruto da regeneração, mas como um ato da vontade cooperar com a oferta da graça de Deus.

Evangélicos são assim chamados por causa de seu compromisso com a doutrina bíblica e histórica da justificação pela fé. Porque os reformadores viu sola fide como central e essencial para o evangelho bíblico, o termo evangélico foi aplicado a eles. Evangélicos modernos em grande número abraçar a sola fide da Reforma, mas descartou a sola gratia que embasados-lo. Packer e Johnston afirmar:

"Justificação somente pela fé" é uma verdade que precisa de interpretação. O princípio da Sola Fide não é bem compreendido até que é visto como ancorada no princípio mais amplo de Sola Gratia. Qual é a origem e o estado de fé? É dado por Deus, meio pelo qual a justificação dada por Deus é recebido, ou é uma condição da justificação que é deixado para o homem a cumprir? É uma parte do dom da salvação de Deus, ou é própria contribuição do homem para a salvação? É a nossa salvação totalmente de Deus, ou será que dependem em última instância algo que fazemos para nós mesmos? Aqueles que dizem que a última (como os arminianos mais tarde), assim, negar total desamparo do homem em pecado, e afirma que uma forma de semi-Pelagianismo é verdadeiro, afinal. Não é de admirar, então, que a teologia Reformada condenou o Arminianismo mais tarde como sendo, em princípio, um retorno a Roma (porque na verdade ele virou a fé em um trabalho meritório) e uma traição da Reforma (porque negava a soberania de Deus em salvar os pecadores , que foi o mais profundo princípio religioso e teológico do pensamento dos reformadores). Arminianismo foi, de fato, aos olhos de Reformados uma renúncia de Cristianismo do Novo Testamento em favor do Novo Testamento o judaísmo, por que confiar em si mesmo para a fé não é diferente, em princípio, de confiar em si mesmo para as obras, e um é como não-cristã e anti -cristã como o outro. À luz do que Lutero diz a Erasmo, não há dúvida de que ele teria aprovado este juízo. "

Devo confessar que a primeira vez que ao ler este parágrafo, eu pisquei. Na superfície parece ser uma acusação grave de Arminianismo. Na verdade, dificilmente poderia ser mais grave do que a falar dele como "não-cristão" ou "anti-cristã". Isso significa que Packer e Johnston acredita arminianos não são cristãos? Não necessariamente. Todo cristão tem erros de algum tipo em seu pensamento. Nossos pontos de vista teológicos são falíveis. Qualquer distorção em nosso pensamento, qualquer desvio puro, categorias bíblicas pode ser vagamente considerada "não-cristã" ou "anti-cristã." O fato de que o nosso pensamento contém elementos não-cristãos não exige a conclusão de que estamos, portanto, não cristãos de todo.

Concordo com Packer e Johnston que o Arminianismo contém elementos não-cristãos nele e que a sua visão da relação entre fé e regeneração é fundamentalmente não-cristã. É este erro tão flagrante que é fatal para a salvação? Muitas vezes as pessoas perguntam se eu acredito arminianos são cristãos? Eu costumo responder: "Sim, mal." Eles são cristãos, o que chamamos de uma inconsistência feliz.

O que é esta incoerência? Arminianos afirmam a doutrina da justificação pela fé. Eles concordam que não temos nenhuma obra meritória que conta para a nossa justificação, que a nossa justificação recai exclusivamente sobre a justiça e o mérito de Cristo, que a Sola Fide justificação meios é somente por Cristo, e que devemos confiar, não em nossas próprias obras, mas em A obra de Cristo para a nossa salvação. Em tudo isso, eles diferem de Roma, em pontos cruciais.

Packer e Johnston notar que a teologia reformada mais tarde, no entanto, condenou o Arminianismo como uma traição à Reforma e, em princípio, como um retorno a Roma. Eles apontam que o Arminianismo "com efeito voltou a fé em um trabalho meritório."

Notamos que esta carga é condicionada pelas palavras em vigor. Normalmente arminianos negar que a sua fé é uma obra meritória. Se eles insistem que a fé é uma obra meritória, seriam explicitamente como negar a justificação pela fé. O arminiano reconhece que a fé é algo que uma pessoa faz. É um trabalho, embora não um meritório. É um bom trabalho? Certamente não é um trabalho ruim. É bom para uma pessoa a confiar em Cristo e em Cristo para a sua salvação. Uma vez que Deus nos ordena a confiar em Cristo, quando o fazemos estamos obedecendo este comando. Mas todos os cristãos concordam que a fé é algo que fazemos. Deus não faz o crer para nós. Concordamos também que a nossa justificação é pela fé na medida em que a fé é a causa instrumental de nossa justificação. Todos arminiano o quer e pretende afirmar é que o homem tem a capacidade de exercer a causa instrumental da fé sem primeiro ser regenerado. Esta posição claramente nega Sola Gratia, mas não necessariamente Sola Fide.

Então por que dizer que o Arminianismo "em efeito" faz da fé uma obra meritória? Porque as pessoas fazem boa resposta ao evangelho torna-se o último fator determinante na salvação. Eu sempre peço aos meus amigos arminianos por que eles são cristãos e outras pessoas não. Eles dizem que é porque eles acreditam em Cristo, enquanto outros não. Então eu perguntar por que eles acreditam e outros não? "É porque você é mais justo do que a pessoa que permanece na incredulidade?" Eles são rápidos em dizer não. "É porque você é mais inteligente?" Mais uma vez a resposta é negativa. Eles dizem que Deus é gracioso o suficiente para oferecer a salvação a todos os que crêem e que não pode ser salvo sem que a graça. Mas a graça é graça cooperativa. O homem em seu estado caído deve alcançar e agarrar esta graça por um ato da vontade, que é livre para aceitar ou rejeitar esta graça. Alguns exercício da vontade justamente (ou justiça), enquanto outros não. Quando pressionado sobre este ponto, o arminiano acha difícil escapar à conclusão de que, em última análise a sua salvação repousa sobre algum ato justo do que ele tem realizado. Ele "em efeito" mereceu o mérito de Cristo, que difere apenas um pouco do ponto de vista de Roma.



Um trecho do livro de RC Sproul, Disposto a Acreditar

Fonte: http://www.monergism.com/thethreshold/articles/onsite/willing.html