A Incomparável Excelência e Santidade de Deus

22:09
Jeremiah Burroughs
A Incomparável Excelência e Santidade de Deus", por Jeremiah Burroughs_

Algumas citações do Sermão deste e-book:

“Vocês têm a mesma inferência do Espírito Santo em 2 Samuel 7:22-23: ‘Portanto, grandioso és, ó Senhor Deus, porque não há semelhante a ti, e não há outro Deus senão tu só, segundo tudo o que temos ouvido com os nossos ouvidos’. Observem o que segue, ‘E quem há como o teu povo, como Israel, gente única na terra’? Então não há ninguém semelhante ao povo de Deus, o que decorre disto, pois eles são semelhantes ao que o seu Deus é. Portanto, Moisés diz, falando sobre o povo de Deus em Êxodo 33:16: ‘Como, pois, se saberá agora que tenho achado graça aos teus olhos, eu e o teu povo? Acaso não é por andares tu conosco, de modo a sermos separados, eu e o teu povo, de todos os povos que há sobre a face da terra?’. Isto é como vocês leem em suas Bíblias, mas a palavra no original significa ‘maravilhosamente separado’. O povo de Deus é maravilhosamente separado do mundo.”

“Assim é a santidade em Deus. A Santidade de Deus é a dedicação, por assim dizer, de Deus por Si mesmo; ou seja, Deus, sendo para e de Si mesmo e tendo Ele mesmo como o Seu último propósito, dá a Si mesmo e deseja Ele mesmo como o mais elevado e maior propósito, e assim, regula todas as coisas em disposição a Ele mesmo, como sendo o último e mais elevado fim. Esta é a santidade de Deus, e a imagem desta santidade é esta marca e obra da graça que está sobre a criatura. Quando a criatura é capacitada a desejar Deus como sendo o mais elevado propósito e todas as coisas em subordinação a Ele, a criatura é, então, considerada santa, por que tem a impressão de Deus sobre ela. Esta é a Santidade de Deus.”

“O Pai é um Santificador. Judas fala sobre a obra da santificação através de Deus o Pai, no primeiro versículo de sua epístola: Aos chamados, santificados em Deus Pai. O Filho, Efésios 5:25-26: Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela Palavra. Para que finalidade? Não somente para que Ele pudesse levá-la ao céu, mas para que Ele pudesse também santificá-la. Então, o Espírito de Deus, 1 Coríntios 6:11: E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus. Assim, que todas as três pessoas vem para compartilhar desta obra. Esta é a gloriosa obra do Pai, Filho, e Espírito Santo.”

“Deus deleita-se em nós porque nós temos apenas algumas gotas de Sua santidade. Oh, quanto nós deveríamos regozijarmo-nos nEle, que é infinito em santidade?”

“A santidade é o real princípio da vida eterna, o genuíno início da vida eterna no coração.”

“Santidade é a dedicação da criatura para Deus, a separação de si de todas as demais coisas para Deus, por um princípio ativo. Por outro lado, o pecado é a separação da criatura, por um princípio ativo, de Deus para toda miséria.”

“Deus odeia tão infinitamente o pecado que Ele instantaneamente enviou os anjos que caíram para cadeias de eterna escuridão, e recusou-se a entrar na mínima negociação com eles ou a ser reconciliado com eles. Agora, qual é a razão que, embora nós tenhamos tão mais impureza em nós, e Deus Se agradou em reconciliar-Se conosco, e admitir-nos na Sua Presença e dá-nos esperança de ver a Sua face com júbilo por toda a eternidade? É por isto: porque nós temos um Mediador e eles não tem. Se não fosse por isto, nós poderíamos verter rios de sangue de nossos olhos e Deus nos odiaria e nos abominaria. Sua ira nos alcançaria eternamente.”

“Embora vocês tenham muita impureza em si mesmos e em seus deveres (pois o que é para nós oferecer dever ao santo Deus), deixe isto consolá-los. Vocês não devem lidar com Deus por si mesmos, mas através de Cristo, e nEle vocês têm liberdade de vir. Vocês podem contemplar a face de Deus com ousadia.”