Semper Idem

16:12

Citações do Sermão, Semper Idem, pelo Puritano Thomas Adams

“Jesus, um Nome de toda a doçura, Mel in ore, melos in aure, jubilus in corde. (Bernardo: Mel na boca, música ao ouvido, júbilo no coração). Um reconciliador, um Redentor, um Salvador. Quando a consciência luta com a lei, pecado, morte, não há nada além de terror e desespero sem Jesus. Ele é “o caminho, a verdade, e a vida”, sem ele, error, mendacium, mors (erro, decepção, morte)”.

“Nossa mente está onde está o nosso prazer, nosso coração está onde está o nosso tesouro, nosso amor está onde está a nossa vida; mas tudo isto, nosso prazer, tesouro, vida, estão depositados em Jesus Cristo. “Tu és a minha porção, ó Senhor”, disse Davi. Tome a palavra que deleita, deixe sua porção estar em Cristo. “Eis que nós tudo deixamos”, disse Pedro, “e te seguimos” (Mateus 19:27); vocês não tem perdido nada por isto, disse Cristo, pois vocês tem tido a mim.”

“(...) a aliança de Deus não será quebrada. ‘Desposar-te-ei comigo para sempre’ (Oséias 2:19). Este vínculo-matrimonial nunca será cancelado; nem o pecado, nem a morte, nem o inferno serão capazes de nos divorciar. Por vinte e seis vezes em um salmo, aquele doce cantor entoa isto: ‘Sua misericórdia dura para sempre’ (Salmo 136). ‘Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre’”.

"Nenhum homem pode desviar a Cristo de ti, a menos que tu desvies a ti mesmo de Cristo."

“Nós devemos, então, nós mesmos a Cristo por nossa criação; mas quão mais por nossa redenção? Si totum me debeo pro me facto, quid addam jam pro me refecto? In primo opere me mihi dedit: in secundo se mihi dedit (Bernardo). Se eu devo a Ele tudo de mim por ter me criado, o que eu teria que dar a Ele em pagamento por me redimir? Na primeira obra, Ele deu a mim mesmo a mim; na segunda, Ele deu a Si mesmo a mim. Pelo duplo direito, nós devemos nós mesmos a Ele; nós somos dignos de uma dupla condenação, se não dermos a Ele o que Lhe é próprio.”

“Sua criação e providência são como a mãe e a enfermeira, uma gera, e a outra preserva. Sua criação foi uma pequena providência; Sua providência, uma perpétua criação. Uma projeta a estrutura da casa, e a outra a mantém em reparação.”

“Ele perdoou Maria Madalena de muitos pecados graves, por isso, ele vai perdoar-te, se tu podes derramar as lágrimas de Maria Madalena. Ele levou o malfeitor da cruz para o Paraíso; ali Ele vai receber-te se tu tens a mesma fé. Ele foi misericordioso com um apóstolo que O negou; desafie a ti a mesma misericórdia, se tu tens o mesmo arrependimento. Se seremos como estes, Cristo, com certeza, será sempre como a Si mesmo. Quando qualquer homem confesse-se como um pecador, Ele não deixará de ser um tal Salvador.”

♦ Fonte: www.SPuritanSermons.com