O Perfeito Amor Lança Fora o Temor - Robert Murray M'Cheyne

14:59
O Perfeito Amor Lança Fora o Temor -
por Robert Murray M'Cheyne
__


“No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor. Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro. Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão” (1 João 4: 18-21).
 
Doutrina: O Perfeito amor lança fora o temor. 


I.  O  estado  de  uma  alma  despertada.  “O  temor  tem  consigo  a  pena”.  Há  dois  tipos  de temor mencionados na Bíblia em oposição um do outro. Um é a real atmosfera do céu, o outro é a genuína atmosfera do inferno. 
 
1.  Aqui  está  o  temor  de  amor.  Este  é  o  verdadeiro  temperamento  de  uma  pequena criança: o temor do Senhor é o princípio da sabedoria. Este era o entendimento de Jó: “Ele temia o Senhor e aborrecia o mal”. Mas do que isso, este é o real espírito do Senhor Jesus  Cristo.  Sobre  Ele repousava  “o  espírito  de  temor  do  Senhor,  e  deleitar-se-á  no temor do Senhor”. 
 
2.  Aqui  está  o  temor  do  terror.  Este  é  o  verdadeiro  temperamento  dos  demônios:  “os demônios creem e estremecem”. Isto foi o que ocorreu com Adão e Eva após a queda; eles fugiram da voz de Deus, e tentaram se esconder em uma das árvores do jardim. Este foi  o  estado  do Carcereiro,  quando  trêmulo,  saltou  dentro  e  os  trouxe  para  fora,  e prostrou-se  aos  seus  pés, dizendo:  “Senhores,  que  é  necessário  que  eu  faça  para  me salvar?”  Este  é  o  temor  aqui  exposto;  temor  penoso.  “O  temor  tem  consigo  a  pena”. Alguns de vocês sentiram este temor que tem consigo a pena. Muitos mais podem senti-lo neste  dia;  vocês  estão  dentro  do  alcance  disto. Deixem-me  explicar  esta  elevação  na alma. 
 
Primeiro.  Um  homem  natural  lança  fora  o  temor,  e  restringe  a  oração  diante  de  Deus. “Eles estiveram descansados desde a sua mocidade, eles não foram mudados de vasilha para  vasilha,  e por  isso,  conservaram  o  seu  sabor,  e  o  seu  cheiro  não  se  alterou” [Jeremias  48:11].  Eles  são como  pousio, que  nunca  foi quebrado pelo arado,  mas  está cheio de sarças e de espinheiros. Não há aqui alguns dentre vós que nunca temeram por vossas  almas?  Você  imagina  que  é  tão  bom quanto  os  seus  vizinhos.  Ah!  bem,  o  seu sonho será interrompido, um dia, em breve. 
 
Segundo. Quando o Espírito de Deus abre os olhos, ele faz o pecador arrogante temer. Ele  mostra  a ele  a  quantidade  de  seus  pecados,  ou  melhor,  que  eles  não  podem  ser numerados.  Antes,  ele tem  uma  memória  que  facilmente  esquece  seus  pecados, juramentos  deslizam  sobre  a  sua língua  e  ele  não  os  conhecia;  a  cada  dia  adicionava novos  pecados  às  suas  páginas  no  livro de  Deus,  ainda  que  não  se  lembrasse.  Mas agora, o Espírito de Deus coloca todos os seus pecados explícitos diante dele. Todos não perdoados, enormidades há muito esquecidas, erguidas atrás dele. Então, ele começa a temer. “Males sem número me têm rodeado”. 
 
Terceiro.  O  Espírito  o  faz  sentir  a  grandeza  do  pecado,  a  excedente  pecaminosidade disto. Antes, isto parecia [como] nada; mas agora, isto se ergue como um dilúvio sobre a alma.  A  ira  de Deus,  sente  permanecendo  sobre  ele;  um  terrível  som  está  em  seus ouvidos.  Ele  não  sabe  o que  fazer;  seu  temor  traz  consigo  a  pena.  O  pecado  é compreendido agora como cometido contra um santo Deus, cometido contra um Deus de amor, cometido contra Jesus Cristo e Seu amor. 
 
Quarto. Uma terceira coisa que terrivelmente atormenta a alma é: a corrupção operando no coração. Com frequência pessoas sob convicção são capacitadas a sentir as terríveis obras de corrupção em seu coração. Frequentemente a tentação e convicção de pecado encontram-se  juntas,  e  terrivelmente atormentam  a  alma,  rasgando-a  em  pedaços.  A convicção de pecado está trespassando o seu coração, levando-o a fugir da ira vindoura, e assim, no  mesmo  momento alguma atroz lascívia, ou inveja, ou horrível malícia, está fervendo em seu coração, conduzindo-o em direção ao inferno. Então, um homem sente um  inferno  junto  a  ele.  No  inferno,  ali  será  esta  horrenda  mistura;  ali haverá  um devastador  terror  da  ira  de  Deus,  e  ainda,  junto  com  corrupção  fervendo, conduzirá  a alma  mais  e  mais  [para]  dentro  das  chamas.  Isto  é  frequentemente  sentido  na terra. Alguns de vocês podem estar sentindo isto. Este é o temor que tem consigo a pena. 
 
Quinto. Outra coisa de que o Espírito convence a alma é, a sua inabilidade de ajudar a si mesma. Quando um homem é primeiramente despertado, ele diz: eu brevemente livrarei a  mim  mesmo desta  triste  condição.  Ele  recorre  a  muitos  artifícios  para  justificar  a  si mesmo. Ele muda a sua vida, ele tenta arrepender-se, orar. Ele é logo ensinado que as suas “justiças são como trapos de imundície” [Isaías 64:6]; que ele  está tentando cobrir trapos  com  trapos  imundos;  ele  é  levado  a sentir  que  tudo  o  que  pode  fazer  significa simplesmente nada, e que ele nunca pode tornar algo puro a partir do impuro. Isto afunda a alma em escuridão. Este temor tem consigo o pesar. 

Sexto.  Ele  sente  que  nunca esteve  em  Cristo.  Alguns  de  vocês talvez  sabem  que  este temor tem consigo a pena. O livre oferecimento de Cristo é a própria coisa que despedaça vocês no coração. Você ouve que Ele é totalmente desejável, que Ele convida pecadores a virem até Ele, que Ele nunca lança fora aqueles que vêm. Mas, você teme que nunca será  um  destes.  Você  teme  que  tenha pecado  por  muito  tempo,  ou  tanto,  [que]  você pecou para além de seu dia de graça! Ah! Este temor tem consigo a pena. 
 
 
Alguns dirão: “Então, não é bom ser despertado”. 
 
Resposta 1: Esta é o caminho da paz que excede o entendimento. Este é o método de escolha de Deus, levar você a sentir que necessita de Cristo antes que você venha até Cristo.  No  presente  a  sua  paz  é  como  um  sonho;  quando  você  desperta  encontrá-la-á. Pergunte às almas despertadas se elas gostariam de voltar às suas letargias. Ah! Não; seu eu morrer, deixe-me morrer ao pé da cruz; não me deixe perecer não despertado. 
 
Resposta 2: Você deve ser despertado um dia. Se não agora, você o será posteriormente, no inferno. Após a morte, o temor virá sobre as suas almas seguras. Não há nenhuma alma não despertada no inferno; todos estão temendo ali. Os demônios estremecem; os espíritos  condenados  estremecem. Não  seria  melhor  tremer  agora,  e  correr  para  Jesus Cristo, para refugiar-se? Agora, Ele está esperando para ser gracioso para você. Depois, Ele zombará quando o seu temor vier. Você saberá por toda a eternidade que o “temor tem consigo a pena.” 
 
 
II. A mudança em crer. “No amor não há temor”. “O Perfeito amor lança fora o temor”. 

1. O amor aqui exposto não é o nosso amor a Deus, mas o Seu amor por nós; por isso é chamado de perfeito amor. Tudo o que é nosso é imperfeito. Quando nós fizermos tudo, devemos  dizer:  “Somos apenas  servos  inúteis”.  O  pecado  se  mistura  com  tudo  o  que fazemos.  Não  haveria  consolo algum  em  contar-nos  que,  se  nós  amássemos perfeitamente  a  Deus,  isto  lançaria  fora  o  temor;  pois  como  nós  podemos  operar  este amor em nossas almas? É o amor do Pai por nós que lança fora o temor. Ele é o Único Perfeito.  Todas  as  Suas  obras  são  perfeitas.  Ele  não  pode fazer  nada,  senão  o  que  é perfeito.  Seu  conhecimento  é  perfeito  conhecimento;  sua  ira  é perfeita  ira;  seu  amor  é perfeito  amor.  É  o  perfeito  amor  que  lança  fora  o  temor.  Assim como  os  raios  de  sol lançam fora a escuridão aonde que incidam, assim este amor lança fora o medo.

2.  Mas,  aonde  cai  este  amor?  Em  Jesus  Cristo.  Por  duas  vezes  Deus  falou  do  céu,  e disse: "Este é o meu filho amado, em quem  me comprazo". Deus ama perfeitamente o seu  próprio  Filho. Ele  vê  beleza  infinita  em  Sua  pessoa.  Deus  vê  a  Si  mesmo manifestado.  Ele  se  agrada infinitamente  em  Sua  obra  finalizada.  O  infinito  coração  do infinito Deus flui em direção ao nosso Senhor Jesus Cristo. E não há temor no seio de Cristo. Todos os Seus temores passaram. Uma vez Ele disse: "os pavores que me causas me  destruíram";  mas  agora  Ele  está  em  perfeito  amor, e  o  perfeito  amor  lança  fora  o temor.  Ouçam,  almas  temerosas!  Aqui  vocês  podem  encontrar descanso  para  as  suas almas. Vocês não precisam viver outra hora sob os seus temores atormentadores. Jesus Cristo  tem  suportado  a ira,  a  qual vocês  temem.  Ele,  agora,  oferece  um refúgio  para o oprimido, um refúgio em tempo de tribulação.
 
Olhe  para  Cristo,  e  o  seu  temor  será  lançado  fora.  Venha  aos  pés  de  Jesus,  e  você encontrará descanso. Invoque o nome do Senhor, e você será salvo. Você diz, [que] você não  pode olhar,  nem  vir,  nem  clamar,  pois você  está  perdido.  Ouça,  então  e  sua  alma viverá.  Jesus  é um  Salvador  para  o  perdido.  Cristo  não  é  apenas  um  Salvador  para aqueles que estão nus, e esvaziados, e que não têm nenhuma bondade para recomendar a si mesmos, mas ele é um Salvador para aqueles que são incapazes de dar a si mesmos a  Ele.  Você  não  pode  estar  em  tão desesperada  condição  para  Cristo.  Enquanto  você permanecer incrédulo, você está sob a sua perfeita ira; ira sem nenhuma mistura. A ira de Deus  será  tão  maravilhosa  quanto  o  seu  amor. Isto  vem  do  mesmo  seio.  Mas,  no momento [em que] você olha para Cristo, você vem para debaixo de Seu perfeito amor, sem nenhuma frieza, luz com nenhuma sombra, amor sem nenhuma nuvem ou montanha no meio. O amor de Deus lançará fora todo o temor.

 
III. O Seu amor concede confiança no Dia do Juízo, versículo 17. Há um grandioso dia vindo,  com frequência  citado  na  Bíblia  [como]  o  Dia  do  Juízo,  quando  Deus  julgará  os segredos dos corações dos homens por Cristo Jesus. Os que não têm a Cristo não serão capazes  de  subsistir naquele  Dia.  Os  ímpios  não  subsistirão  no  juízo.  No  presente,  os pecadores têm muita confiança; os seus pescoços são uma base de ferro, e sua testa de bronze.  Muitos  deles  não conseguem  se  envergonhar  quando  são  pegos  em  pecado. Entre  nós  mesmos,  não  é surpreendente  quantos  pecadores  confiantes  estão abandonando  as  ordenanças?  Com  que  face de  bronze  alguns  homens  juram!  Quão confiantes alguns homens ímpios são em vir à Mesa do Senhor! Mas isto não será assim em pouco tempo. Quando Cristo aparecerá, o santo Jesus, em toda a Sua glória, então pecadores  face-de-bronze  começaram  a  envergonhar-se.  Aqueles  que  nunca oraram, começaram a lamentar-se. Pecadores, cujos membros os levaram ousadamente a pecar e à Mesa do Senhor no último Domingo, encontrarão os seus joelhos batendo um contra o outro. Quem subsistirá no Dia de Sua vinda, e quem permanecerá quando Ele aparecer? Quando os livros são abertos – um o Livro memorial de Deus, e o outro, a Bíblia – então os mortos serão julgados por aquelas coisas escritas nos livros. 
 
Então,  o  coração  dos  impiedosos  morrerá  com  eles;  então,  começará  “sua  vergonha  e desprezo  eterno”.  Muitas  pessoas  ímpias  consolam  a  si  mesmas  com  isto,  que  o  seu pecado não  é  conhecido,  que  nenhum  olho  os  vê;  mas  naquele  dia,  os  pecados  mais secretos serão trazidos à luz. “Toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no Dia do Juízo”. Como você deveria temer e envergonhar-se, ó homem perverso, se  eu  viesse  agora  a  expor  diante  desta  congregação  os  pecados  secretos  que  você cometeu ao longo da semana passada; todas as suas fraudes e trapaças ocultas; as suas impurezas secretas; suas secretas malícia e inveja; como você deveria envergonhar-se e embaraçar-se! Quanto mais naquele dia, quando os segredos de toda a sua vida serão feitos manifestos diante de um mundo reunido! Em que eterna confusão afundará a sua alma naquele dia! Você estará quase de “queixo-caído”; todo orgulho e violência se irão. Todos em Cristo terão confiança. 
 
1. Por que Cristo será o Juiz. Que abundante paz isto dará a você naquele dia, crente, quando você ver [que] Cristo é Juiz! Ele que derramou o Seu sangue por você. Ele que é a  sua  segurança,  o  seu Pastor,  o  seu  tudo.  Isto  lançará  fora  todo  o  temor.  Você  será capacitado a dizer, quem condenará, [aqueles] por [quem] Cristo morreu. Na própria mão que abre os livros, você verá as marcas das feridas feitas pelos seus pecados. Cristo será o mesmo no julgamento, o que Ele é para você hoje. 
 
2. Por que o próprio Pai, ama você. Cristo e o Pai são um. O Pai não vê pecado em você; por que como Cristo é, assim é você neste mundo. Você é julgado por Deus de acordo com que é seguro; assim o amor do Pai será com você naquele dia. Você sentirá o sorriso do Pai, e ouvirá a voz de Jesus dizendo: “Vinde, benditos de meu Pai”. 

Aprenda a não temer nada entre isto e o juízo. Não tema, espere no Senhor e tende bom ânimo. 


IV. As consequências de estar no amor de Deus. 

1. “Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro”. Quando um miserável pecador vem para Jesus, encontra o amor perdoador de Deus, ele não pode senão amar a Deus em retribuição. Quando o pródigo voltou para casa e sentiu os braços de seu Pai em volta de  seu  pescoço,  então  ele  sentiu  o transbordar  de  afeições  em  direção  ao  seu  pai. Quando  o  brilho  do  sol de  verão incide plenamente  sobre  o  mar,  este  atrai os  vapores para cima, em direção ao céu. Assim, quando os raios de sol do Filho de Justiça incidem sobre  a  alma,  eles  atraem  para  fora  as  constantes elevações  de  amor  a  Ele,  em retribuição. 

Alguns de vocês estão desejando ser capazes de amar a Deus. Venha para o Seu amor então. Consinta  em  ser  amado  por  Ele,  embora  você  seja  sem  valor  por  si  mesmo.  É melhor ser amado por Ele do que amar, e esta é a única maneira para aprender a amá-lO. Quando a luz do sol incide sobre a lua, encontra a lua escura e sem encantos, mas a lua reflete a luz, e a lança de volta, novamente. Então deixe o amor de Deus brilhar em seu peito, e você lançá-lo-á de volta. O amor de Cristo nos constrange. “Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro.” A única cura para um coração frio é olhar para o coração de Jesus.

Alguns de vocês não têm amor a Deus porque amam a um ídolo. Você pode ter certeza que nunca adentrou no amor dEle: que uma  maldição repousa sobre você: “Se alguém não ama o Senhor Jesus seja anátema. Maranata.”

2. Nós amamos nosso irmão, também. Se você ama uma pessoa ausente, você amará a sua imagem. O que a esposa do marinheiro mantém tão cuidadosamente envolvido em um guardanapo, colocado em sua  melhor gaveta, entre flores de doce aroma? Ela leva isto para fora de manhã e à noite, e contempla-o em meio a lágrimas. É a imagem de seu marido ausente. Ela ama isto pois assemelha-se a ele. Isto tem muitas imperfeições, mas ainda é semelhante. Crentes são a imagem de Deus neste mundo. O Espírito de Cristo reside  neles.  Ele andam  como  Ele  andou.  É  verdade,  eles  são cheios  de imperfeições; ainda eles são verdadeiras cópias. Se você O ama, você os amará. Você fará deles seus amigos íntimos. 

Há aqui algum de vocês que não gostam de Cristãos verdadeiros? Você não aprecia a sua aparência, os seus modos, a sua fala, as suas orações. Você os chama de hipócritas, e mantém-se longe deles. Você sabe a razão? Você odeia a cópia, porque você odeia o original; você odeia a Cristo e não é um dos Seus.

St. Peter's, 1840.


__________________________________
Fonte: Archive.org
Tradução: OEstandarteDeCristo.com