Qual o Lírio Entre os Espinhos, Tal é Meu Amor Entre as Filhas - Robert Murray M'Cheyne

06:30
Qual o Lírio Entre os Espinhos, Tal é Meu Amor Entre as Filhas 
por Robert Murray M'Cheyne
__

“Qual  o  lírio  entre  os  espinhos,  tal  é  meu  amor  entre  as  filhas.  Qual  a  macieira  entre  as árvores do bosque, tal é o meu amado entre os filhos; desejo muito a sua sombra, e debaixo dela me assento; e o seu fruto é doce ao meu paladar.” (Cânticos dos cânticos 2:2-3)

Se  um  homem  não  convertido  fosse  levado  para  o  céu,  onde  Cristo  está  sentado  em glória, e se ele ouvisse as palavras de Cristo de admirável amor para com o crente, ele não conseguiria entendê-los,  ele  não  conseguiria  compreender  como  Cristo  deve  ver beleza em pobres pessoas religiosas, a quem ele no fundo do seu coração desprezou. Ou ainda, se um homem não convertido fosse ouvir um cristão em suas devoções quando ele está realmente dentro do véu, e ficasse para ouvir suas palavras de admiração, adoração amorável para com Cristo, ele não podia! possivelmente entendê-los, ele não conseguiria compreender como o ser crente deve ter uma tal afeição ardente em direção a alguém invisível, em quem ele mesmo não viu nem beleza nem formosura.

Então,  é  verdade  que  o  homem  natural  não  conhece  as  coisas  do  Espírito  de  Deus, porque lhe  são  loucura.  Pode  haver  alguém  agora  me  ouvindo  que  têm  uma  aversão arraigada às pessoas religiosas, elas são tão duras, tão precisas, tão melancólicas, você não pode suportar a sua companhia. Pois bem, veja aqui o que Cristo pensa deles: “Qual o lírio entre os espinhos, tal é meu amor entre as filhas” Quão diferente você é de Cristo! Pode haver alguém a me ouvir que não têm desejos por Jesus Cristo, que nunca pensou nele  com  prazer,  você  não  vê  nenhuma  beleza  nem formosura  nEle,  nenhum  encanto [para] que você deva desejá-lO, você não ama a melodia do Seu Nome, você não ora a Ele continuamente.

Pois  bem,  veja  aqui  o  que  o  crente  pensa dEle,  como  difere  de  você  “Qual  a  macieira entre as  árvores  do  bosque,  tal  é  o  meu  amado  entre  os  filhos;  desejo  muito  a  sua sombra, e debaixo dela me assento; e o seu fruto é doce ao meu paladar.” Oh, que você fosse acordado por isto mesmo – que você é tão diferente de Cristo, e tão diferente do crente – para pensar que você deve estar em uma condição natural, você deve estar sob a ira [de Deus].

Doutrina.  O  crente  é  indescritivelmente  precioso  aos  olhos  de  Cristo,  e  Cristo  é indescritivelmente precioso aos olhos do crente.


I. Indague o que Cristo pensa do crente “Qual o lírio entre os espinhos, tal é meu amor entre as filhas.”

Cristo não vê nada tão justo em todo este mundo como o crente. Todo o resto do mundo é como espinhos, mas o crente é como um lírio bonito aos seus olhos. Quando você está andando em um deserto todo coberto de espinhos e abrolhos, se o seu olho recai sobre uma  flor  solitária,  alta  e branca,  e  pura  e  graciosa,  crescendo  em  meio  aos  espinhos, parece peculiarmente bonito. Se fosse no meio de algum jardim rico entre muitas outras flores,  então  não  seria  tão  notável, mas quando  é  cercada  de  espinhos  por  todos  os lados, em seguida, ela envolve o olho. Tal é o crente aos olhos de Cristo. “Qual o lírio entre os espinhos, tal é meu amor entre as filhas.”

(1.)  Veja  o  que  Cristo  pensa  do  mundo  não  convertido.  É  como  um  campo  cheio  de espinhos  e  abrolhos  aos  seus  olhos.  1.  Porque  não  tem  frutos.  “Colhem-se  uvas  dos espinheiros  ou  figos  dos  abrolhos?”  Assim  também  Cristo  não  recebe  nenhum  fruto  do mundo não convertido. É tudo um vasto, resíduo espinhoso. 2. Porque, quando a Palavra é pregada entre eles, é como semear entre espinhos. “Divida sua terra em pousio e não semeie entre espinhos”. Quando o semeador semeava, uma parte caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na [a boa semente], assim é a pregação para os não convertidos. 3. Porque o seu fim será como o de espinhos: “eles estão secos e que só servem para ser queimados”, como espinhos cortados que são queimados no fogo. “Mas a que produz espinhos e abrolhos, é reprovada, e perto está da maldição; o seu fim é ser queimada” [Hebreus 6:8]. Meus amigos, se vocês estão em um estado cristão, veja o que vocês são aos olhos de Cristo: espinhos. Vocês acham que possuem muitas qualidades admiráveis, que são membros valiosos da sociedade, e vocês têm a esperança de que tudo estará bem com vocês na eternidade. Veja o que Cristo diz: que vocês são espinhos e abrolhos, inúteis neste mundo, e que só servirão para serem queimados.

(2.) Veja o que Cristo pensa do crente. “Qual o lírio entre os espinhos, tal é meu amor entre as filhas.” O crente é como uma linda flor aos olhos de Cristo. 1. Porque, justificado aos olhos de Cristo, lavado em Seu sangue, ele é puro e branco como um lírio. Cristo não pode  ver  nenhuma mancha  em  Sua própria  justiça  e,  portanto,  Ele  não  vê  mancha  no crente. Tu és toda formosa, meu amor, como um lírio entre os espinhos assim é o meu amor. 2. A natureza de um crente é mudada. Uma vez que ele era como o estéril, espinho espinhoso, que só serve para ser queimado, agora Cristo colocou um novo espírito nele, o orvalho tem sido dado a ele, e ele cresce como o lírio. Cristo ama a nova criatura. “Todo meu prazer está neles”. “Qual o lírio entre os espinhos, tal é meu amor entre as filhas.” Você é um cristão? Então não importa se o mundo te desprezar, embora eles chamam-lhe nomes, lembre-se Cristo te ama, Ele te chama “Meu amor”. Permanecei nele, e você deve permanecer  no  seu  amor  “meu  amor.”  Se  vós  permanecerdes  na  minha  palavra, sois verdadeiramente meus discípulos. 3. Porque, tão só no mundo. Observem, só há um lírio, mas muitos espinhos. Há um grande deserto cheio de espinhos, e apenas uma flor solitária. Portanto, há um mundo que jaz no  maligno, e um pequeno rebanho [dos] que acreditam  em  Jesus.  Alguns  crentes são  lançados  para  baixo,  porque  eles  se  sentem solitários  e  sozinhos.  Se  eu  estivesse  no caminho  certo.  Certamente  eu  não  seria  tão solitário.

Certamente as pessoas sábias, e as amáveis e gentis que eu vejo ao redor de mim, com certeza, se houvesse alguma verdade na religião, elas saberiam disso. Não te abatas. É uma das  marcas do povo de Cristo; que eles estão sozinhos no mundo, e ainda assim eles não estão sozinhos. É uma das peculiares belezas que Cristo vê em seu povo, que eles são solitários entre um mundo de espinhos. “Qual o lírio entre os espinhos, tal é meu amor entre as filhas.” Não desanimes. Este mundo é o mundo da solidão. Quando vocês forem transplantadas para o jardim de Deus, então vocês não serão mais solitários, então vocês deverão ficar longe de todos os espinhos. Como flores em um jardim rico misturam seus  milhares  de  odores  para  enriquecer  a  brisa  que  passa,  assim,  no  paraíso  acima, você deve se juntar aos milhares de redimidos misturando com o deles o aroma de  seu louvor.  Você deve  se  juntar  com  os  redimidos  como  flores  vivas para  formar  uma guirlanda para fronte do Redentor.


II. Indague o que o crente pensa de Cristo. “Qual a macieira entre as árvores do bosque, tal é o meu amado entre os filhos; desejo muito a sua sombra, e debaixo dela me assento; e o seu fruto é doce ao meu paladar.”

1. Cristo é mais precioso do que todos os outros salvadores aos olhos do crente. Como um  viajante prefere  uma  macieira  à  todas  as  outras  árvores  do  bosque,  porque  ele encontra abrigo e alimento nutritivo debaixo dela, assim o crente prefere Cristo a todos os outros  salvadores.  Quando um  homem  está  viajando  em  países  orientais,  ele  como frequência gosta de repousar sob os calorosos raios de sol. É um grande alívio quando ele vem a um bosque. Quando Israel estava viajando no deserto, chegaram a Elim, onde havia doze fontes de água e setenta palmeiras, e acamparam-se ali por causa da água. Eles estavam contentes pelo abrigo das árvores. Então Miquéias diz que o povo de Deus “habita  a  sós,  no  bosque” [Miquéias  7:14], e Ezequiel  promete “dormirão nos  bosques” [Ezequiel 34:25].

Mas  se  o  viajante  estiver  com  fome  e  fraco  por  falta  de  comida,  então  ele  não  vai  se contentar com qualquer árvore do bosque, mas ele vai escolher uma árvore frutífera, sob a qual ele pode sentar-se e encontrar alimento, bem como sombra. Ele vê uma macieira [e] justamente ele a escolhe dentre todas as árvores do bosque, porque ele tanto pode se sentar sob sua sombra como comer  seus  frutos  excelentes.  Assim  é  com  a  alma despertada por  Deus. Ele sente-se sob o ardor  da ira  de  Deus,  ele  está  em  uma  terra cansada, ele é levado para o deserto, ele está como a perecer, ele vem a um bosque, muitas árvores oferecem sua sombra, onde se assentará debaixo? Sob a faia? Ai! qual fruta [ela] tem para dar? Ele pode morrer ali. Sob a árvore de cedro, com seus poderosos ramos? Ai! ele pode perecer lá, pois não tem frutos para dar. A alma que é ensinada de Deus  procura  de  um  Salvador  completo.  A  macieira  é  revelada  para  a  alma.  A  alma faminta que escolhe sempre. Ele precisa ser salvo do inferno e alimentado para o céu. “Qual a macieira entre as árvores do bosque, tal é o meu amado entre os filhos.”

Almas  despertas,  lembrem-se  que  vocês  não  devem  sentar-se  debaixo  de  toda  árvore que se oferece “Acautelai-vos, que ninguém vos engane, porque muitos virão em nome de Cristo, dizendo: Eu sou o Cristo, e enganarão a muitos.” Há muitas maneiras de dizer paz,  paz,  quando  não  há  paz. Vocês  serão  tentados  a  encontrar  paz  no  mundo,  no autoarrependimento, na autorreforma. Lembrem-se,  escolham  uma  árvore  que  vai  lhes produzir frutos, bem como sombra. “Qual a macieira entre as árvores do bosque, tal é o meu amado entre os filhos”. Ore por uma fé que escolhe. Orem por um olho para discernir a macieira. Oh! não há descanso para a alma, exceto sob esse ramo que Deus fez forte. O desejo do meu coração e oração por vocês é, que vocês possam encontrar todo seu descanso ali.

 2. Por que o crente [possui] tão alta estima de Cristo?

Resposta (1). Porque ele tem experimentado a Cristo.

“Sentei-me à sua sombra com grande prazer.” Todos os verdadeiros crentes se sentaram sob a sombra a Cristo. Algumas pessoas pensam que serão salvas, porque elas têm uma “cabeça-conhecedora” de Cristo. Elas leem de Cristo na Bíblia, ouvem de Cristo na casa de  Deus,  e  elas  pensam  que  isso  é ser  um  cristão.  Ai,  meus  amigos,  que  bem  vocês obteriam  de  uma  macieira,  seu  eu  apenas  a descrevesse  para  vocês,  contasse  para vocês como era bonita, como [está]  muito carregada com maçãs deliciosas? Ou, se eu apenas  mostrasse  uma  foto  da  árvore,  ou  se  eu  mostrasse  a  árvore em  si,  a  certa distância, quão melhor seria para você? Você não iria receber o bem da sua sombra ou seu fruto agradável. Desta forma, queridos irmãos, que bem vocês receberão do [próprio] Cristo, se vocês só ouviram falar dEle em livros e sermões; ou se vocês O veem retratado adiante, no sacramento; ou se vocês fossem vê-lO com seus olhos corporais? Que bem faria tudo isso, se vocês não se sentarem debaixo da sua sombra? Ó meus amigos, deve haver um sentar pessoal sob a sombra de Cristo, se vocês serão salvos. Cristo é a sarça que foi queimada, no entanto, não consumida. Oh! é um lugar seguro para um pecador merecedor do inferno encontrar descanso.

Alguns  que  podem  estar  me  ouvindo  podem  dizer:  “Sentei-me  à  sua  sombra”  E  ainda assim você  tem  abandonado-O.  Ah!  você  ido  após  seus  amantes,  e  [para]  longe  de Cristo? Bem, então,  Deus  pode  obstruir  seu  caminho  com  espinhos.  Volta,  volta,  ó Sulamita! Não há nenhum outro refúgio para a sua alma. Venha sentar-se novamente sob a sombra do Salvador.

Resposta (2.) Porque ele sentou-se com grande deleite.

Primeiro. Algumas pessoas pensam que não há alegria na religião, isto é uma coisa triste. Quando um jovem se torna um cristão, eles dizem: Ah! ele deve se despedir do prazer, adeus para as alegrias da juventude, adeus a um coração alegre. Ele deve trocar esses prazeres pela leitura da Bíblia; e sermões, e livros secos, para uma vida de gravidade e precisão. Isto é o que o mundo diz. O que a Bíblia diz? “Sentei-me à sua sombra com grande deleite.” Ah! Seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso. No entanto, ninguém pode  acreditar  nisso,  exceto  aqueles  que  têm  tentado  fazê-lo.  Ah!  Não vos  enganeis, meus jovens amigos, o mundo tem muitos prazeres sensuais e pecaminosos; as delícias do  comer  e  beber,  e  vestir  roupas  alegres;  as  delícias  do  folia  e  da  dança.  Nenhum homem de sabedoria negará que essas coisas são deliciosas para o coração natural, mas oh!  perecem  no uso, e  eles  acabam  em  um  inferno  eterno.  Mas  para  se  sentar  sob  a sombra  de  Cristo, cansado com  a  ira  ardente  de  Deus,  fatigado  com  a  procura  de salvadores vãos, finalmente para encontrar descanso sob a sombra de Cristo, ah! esta é uma  grande  alegria.  Senhor,  que  cada vez mais  eu  possa  sentar-me  sob  esta  sombra! Senhor, que eu possa sempre ser cheio com desta alegria!

Segundo. Algumas pessoas têm  medo de qualquer coisa como alegria na religião. Eles não têm nenhuma em si mesmos, e eles não gostam de vê-la em outros. Sua religião é algo  como  as estrelas, muito  altas  e  muito  claras,  mas  muito  frias.  Quando  veem  as lágrimas  de  ansiedade, ou lágrimas  de  alegria,  clamam:  entusiasmo,  entusiasmo!  Bem, então  à  Lei  e  ao  testemunho: “Sentei-me  à  sua  sombra  com  grande  deleite”  É  deste entusiasmo? Ó Senhor, dá-nos sempre deste entusiasmo! Que o Deus da esperança vos encha  de  todo  o  gozo  e  paz  na  vossa  crença! Se  for  realmente  em  sentar-se  sob  a sombra  de  Cristo, que  não  haja  limites  para  a  sua alegria.  Ó,  se  Deus  fizesse  abrir os olhos e dar-lhe a fé simples, como uma criança, para olhar para Jesus, para se sentar à sua  sombra,  então  haveria  canções  de  alegria  subindo  de  todas  as nossas moradas. Alegrai-vos sempre no Senhor, e outra vez, eu digo: alegrem-se!

Terceiro. Porque o fruto de Cristo é suave ao paladar. Todos os verdadeiros crentes não apenas sentam-se sob a sombra, mas participam de seus frutos excelentes assim como quando você senta-se sob uma macieira, o fruto paira acima de você e ao seu redor, e convida-o  para  colocá-los  na  mão e  no  paladar,  por  isso,  quando  você  vem  para apresentar-se  à  justiça  de  Deus,  curve  a cabeça,  e  sente-se  sob  a  sombra  de  Cristo, todas as outras coisas são adicionados para você. Primeiro, misericórdias temporais são doces ao paladar. Ninguém, senão aqueles de vocês que são cristãos sabem disso, que quando vocês se sentam sob a sombra das misericórdias temporais de Cristo, em razão das misericórdias do pacto: “Pão vos será dado; sua água será certas”. Estas são maçãs doces da árvore de Cristo. Ó, cristão, diga-me, não é o pão doce quando comido assim? Não é a água mais rica do que o vinho? E o legume de Daniel melhor do que as iguarias da mesa do rei? Em segundo lugar, aflições são doces ao paladar. Toda boa maçã tem algum azedume nela. Assim é com as  maçãs da árvore de Cristo. Ele dá aflições, bem como  misericórdias.  Ele  faz  os  dentes  ficarem embotados;  mas  mesmo  estes  são bênçãos  disfarçadas  –  são  presentes  do  pacto.  Oh!  Aflição é  uma  coisa  triste  quando você não está sob Sua sombra. Mas são vocês, cristãos? olhem para suas tristezas como maçãs  daquela  árvore abençoada.  Se  vocês  soubessem  quão  saudáveis  elas  são, não desejariam  a  carência  delas.  Muitos  de  vocês  sabem  que  não  há  contradição  em  dizer que estas maçãs, apesar de amargas, são doces ao meu paladar. Em terceiro lugar, os dons do Espírito são doces ao paladar. Ah! aqui é o melhor fruto que cresce na árvore: aqui estão as mais maduras do galho mais alto. Vocês que são cristãos sabem quantas vezes as suas almas estão desfalecendo. Bem, aqui está o alimento para as suas almas desfalecentes. Tudo que vocês precisam está em Cristo “Minha graça é suficiente para ti”. Querido Cristão, sente-se mais sob esta árvore, e coma mais deste fruto. “Sustentai-me com  passas,  confortai-me  com  maçãs,  porque  desfaleço  de  amor” [Cânticos  2:5].  Em quarto lugar, as promessas de glória. Algumas das maçãs têm um sabor de céu nelas. Alimentem-se  destas,  queridos  cristãos.  Algumas  das  maçãs  de  Cristo  dão-lhes  um deleite  como  o  fruto  de  Canaã  pelos  cachos  de  Escol.  Senhor,  dê-me  sempre  destas maçãs, pois oh! Elas são doces ao meu paladar.

>>>>>>>>> St. Peter’s, 1837.


__________________________________
Fonte: Archive.org
Tradução: OEstandarteDeCristo.com