Um Verdadeiro Mapa Do Estado Miserável Do Homem Por Natureza

02:06
Christopher Love
Eu vos mostrarei as oito propriedades particulares de um homem sem Cristo.  

       1. Todo homem sem Cristo é um homem vil.
       2. Ele é um escravo.
       3. Ele é um homem miserável.
       4. Ele é um homem cego.
       5. Ele é um homem deformado.
       6. Ele é um homem desconsolado.
       7. Ele é um homem morto, e
       8. Ele é um homem condenado.  

Estas são as oito propriedades de um homem sem Jesus Cristo. Primeiro, todo homem sem  Jesus Cristo é um  homem  vil.  Embora você  seja  nascido  de  sangue  de  nobres, e embora você seja da descendência de príncipes, ainda assim, se você não tem o sangue real de Cristo correndo em suas veias, você é um homem vil.  

Em Daniel 11:21 e Salmos 15:4, vocês leem sobre. Assim é todo o homem sem Cristo, e ele deve ser assim, por que é somente Cristo quem pode retirar esta vileza na qual cada um  está  por  natureza.  Em  Isaías 43:4,  Deus  diz:  “Visto  que  foste  precioso  aos  Meus olhos,  também  foste  honrado”.  E,  em  1  Pedro 2:7:  “E  assim  para  vós,  os  que  credes” Cristo é “precioso”. É Jesus Cristo quem coloca um diamante de honorável glória sobre os homens. Eles são todos homens vis, os que estão fora de Jesus Cristo, e isto nestes três aspectos: 

       1 - Eles vêm de uma origem vil. 
       2 - Eles comentem ações vis; e  
       3 - Eles aspiram por finalidades vis.  

Todo homem que está fora de Cristo vem de uma origem vil. Ele não tem sua origem no Espírito, mas na carne. Ele não procede de Deus, que é o Pai das luzes, mas do diabo, que é o príncipe das trevas.

Ele  é  vil  porque  ele  comete  ações  vis.  Todas  as  ações  e  serviços  de  um  homem  sem Cristo, no máximo, são apenas como trapos imundos e trabalhos mortos. Um homem, em seu estado não-convertido, é o escravo e servo do diabo, um obreiro da iniquidade, ainda executando os desejos da carne e da mente, sendo entregue a vis afeições.  

É um homem vil, aquele que está sem Cristo, porque deseja por finalidades vis em tudo o que faz, e isto de duas formas: 
(1) Neste mundo, ele deseja por finalidades vis em seu ouvir, ler, orar, e profissão de  fé. Ele se importa consigo mesmo e seus próprios fins em tudo o que faz. 
(2) Todas as suas ações tendem a fins vis no mundo vindouro. Como as ações do homem em Cristo tendem à salvação, assim as ações do homem sem Cristo tendem à condenação. 

Segundo, um homem sem Cristo não é somente um homem vil, mas um escravo. Isto Cristo nos conta em João  8:36:  “Se,  pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres,” indicando que se você não há um interesse em Cristo para livrar-te da escravidão do  pecado e de satanás, você ainda é escravo. Estas servidão e escravidão, de igual modo, consistem em três particularidades: 
1. Eles são escravos do pecado; 2. Do diabo, e 3. Da lei.  

1. Todo homem sem Cristo é um escravo do pecado. Em João 8:34, Jesus diz: “Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado”, e em 2 Pedro 2:19: “Prometendo-lhes liberdade, sendo eles mesmos servos da corrupção. Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também  servo”. Todo homem,  por natureza, é um servo de suas luxúrias, um escravo do pecado, e das criaturas. Deus fez o homem acima de todas as criaturas, mas o homem fez-se servo de todas as criaturas.  

2. Ele não está somente em servidão e escravidão do pecado, mas também do Diabo. Os últimos dois versículos de 2 Timóteo 2 diz: “Instruindo com mansidão os que resistem, a ver  se  porventura  Deus  lhes  dará  arrependimento  para  conhecerem  a  verdade,  E tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos.”  

3. Ele está em escravidão da Lei, ou seja, ele não faz nada em obediência à lei; e esta é a grande miséria de um homem sem Cristo. Ele é limitado a guardar toda a lei  de Deus. Há  uma  expressão bem singular  em Apocalipse 18: 10-13. São João diz que todos aqueles que adoraram a besta clamarão: Ai! ai daquela grande cidade de Babilônia [caiu], E sobre ela choram e lamentam, corpos e almas de homens. Todos os homens ímpios são escravos do anticristo, do pecado e da lei, e esta é a grande miséria de um homem não-regenerado.  

Terceiro,  você  não  é  somente  um  homem  vil e  um  escravo,  mas  um  homem  miserável também,  sem Jesus  Cristo;  pois  todas  as  riquezas  da  graça  e  misericórdia  estão escondidas e seladas em Cristo como em uma loja comum ou celeiro. Colossenses 2:3: “Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência”. Se você está fora de Cristo, você não tem nada. Como está escrito em Apocalipse 3:17: “Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu”. Você admitirá que ele é um pobre e miserável homem que carece destas quatro coisas: carne para a sua barriga, roupas para as suas costas, dinheiro para a sua bolsa, e uma casa para descansar sua cabeça. Por que, em todos estes aspectos, cada homem que está fora de Cristo é um homem miserável.  

1. Um homem miserável é alguém que não tem alimento para pôr em seu ventre, e todos vocês  que  não têm  interesse  em  Jesus  Cristo  são  miseráveis,  a  este  respeito,  porque vocês não se alimentam do Pão da Vida, nem bebem da Água da Vida, o Senhor [Jesus] Cristo, aquele cuja carne é de fato alimento, e cujo sangue é de fato bebida, sem os quais as vossas almas morrerão de fome.  

2. Você dirá que é um pobre homem, aquele que não tem roupas para pôr sobre suas costas. Assim, todo homem  sem  Cristo, não é  apenas  pobre,  mas  nu. Apocalipse 3:17: “e não sabes que és um desgraçado, e miserável,  e  pobre,  e  cego,  e nu”.  Este  homem que não está vestido com as longas vestes da Justiça de  Cristo  é  um  homem  nu, e é  exposto  à  ira  e vingança  do  Deus  Todo-Poderoso.  Aqueles homens tem  um  manto para cobrir a sua nudez e vergonha, aqueles  que  são  vestidos  com  as  vestes  da  Justiça de Cristo. É dito de Jacó que ele obteve a bênção de seu pai por estar vestido com as roupas de seu irmão mais velho, e assim nós apenas somos abençoados por Deus nosso Pai, porquanto nós somos vestidos com as vestes de nosso irmão mais velho, Jesus Cristo. 

3.  Este  homem  é  um  homem  miserável,  que  não  tem  dinheiro  em  sua  bolsa.  Assim, embora  as vossas  bolsas  estejam  cheias  de  ouro,  se  vossos  corações  não  estiverem cheios de graça, vós sois homens mui miseráveis, Lucas 16: 11. Graça é a única riqueza verdadeira. Todas as riquezas duráveis são vinculadas a Cristo.  

4.  E  finalmente,  é  um  homem  miserável aquele que  não  tem  uma  casa  para  reclinar  a cabeça, que é destituído de uma casa para alojar-se e uma cama para repousar. Assim, você que não tem interesse em Cristo, quando os seus dias são expirados e a morte vem, você  não  sabe  o  que  fazer  nem  para  onde ir. Você  não  pode  dizer  como  o  homem piedoso que quando a morte o tirar daqui, que você será recebido nas habitações eternas.

Você não pode dizer que Cristo partiu antes para preparar um lugar para você no céu. Assim, então, nestas quatro particularidades, vocês veem que o homem sem Cristo é um homem  mui  miserável, não  tendo  nem alimento  para  o  seu  corpo,  nem  roupas para  as suas costas, nem dinheiro para a sua bolsa, nem uma casa para reclinar sua cabeça, a menos que esta seja um calabouço das trevas com demônios e espíritos condenados.  

Quarto,  outra  característica  do  homem  sem  Cristo  é  que  ele  é  um  homem  cego. Apocalipse 3:17: e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu”. Por isso que os homens ímpios, durante a sua não-regeneração, são chamados “trevas”. Efésios  5:8:  “Porque  noutro  tempo  éreis  trevas, mas  agora  sois  luz  no  Senhor;  andai como filhos da luz”. Assim, a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. 

Jesus Cristo é para a alma o que o sol é para a  terra.  Retire  o  sol  da  terra,  e  não  é  nada, apenas um calabouço das trevas. Assim, retire Cristo da alma, e esta não é nada, apenas um  calabouço  do  Diabo. Embora  haja  um Cristo no mundo, se o coração está fechado e Jesus Cristo não está em você, você está no estado de trevas e cegueira.  

Quinto, todo homem sem Cristo é um homem deformado, como você pode ler em Ezequiel 16: 3-14: “E dize: Assim diz o Senhor DEUS a Jerusalém: A tua origem e o teu nascimento procedem da terra dos cananeus. Teu pai era amorreu, e tua mãe hetéia”; no versículo  6:  “E,  passando  eu  junto  de  ti,  vi-te  a revolver-te  no  teu  sangue,  e  disse-te: Ainda  que estejas no teu sangue, vive; sim, disse-te: Ainda que estejas no teu sangue, vive”. Quando uma pobre criança repousa banhada em seu sangue, não enfaixada, não lavada, não cuidada, que triste condição em que está? E, assim estava você, diz Deus. Mas,  depois, leia  o  versículo  7:  “Eu  te  fiz  multiplicar  como  o  renovo  do  campo,  e cresceste,  e  te engrandeceste, e  chegaste  à  grande  formosura”.  Depois  o  que  está  no versículo 14: “E correu de ti a tua fama entre os gentios, por causa da tua formosura, pois era  perfeita,  por  causa  da  minha  glória  que  eu  pusera  em  ti, diz  o  Senhor  DEUS”, indicando que, antes de Cristo olhar sobre um alma, ela repousa banhada em seu próprio sangue e incapaz de ajudar a si mesma, mas quando alguém vem graciosamente através de Cristo, formosura é lançada sobre ele. Se você carece de Cristo, você carece de seu melhor ornamento.  

Sexto,  outra  característica  de  um  homem  sem Cristo  é  que  ele  é  um  homem  desconsolado. Cristo é a única nascente de consolo e a fonte de todo júbilo e consolação. Retire Cristo da alma, e isto é como se você retirasse o sol do firmamento. Se um homem tem todas as bênçãos no mundo, e carece  de  Cristo, ele carece  daquilo  que  poderia  adoçar  todos  os  restantes  de  seus desconfortos.  Em  Êxodo  15:23-25, você  lê  sobre  as  águas  de  Mara.  Elas  eram  tão amargas  que  ninguém  poderia  bebê-las,  mas quando  o  Senhor  mostrou  a  Moisés  uma árvore a qual, quando ele lançou sobre as águas, as tornou em água doce. Porque, Jesus Cristo é esta árvore. Ele adoça a amargura de qualquer aflição exterior e Ele pode fazer todos  os  seus  sofrimentos  fugirem  para  longe.  Não  há  nada  no  mundo  que  adoce  os consolos e  nos  dê  alegria  na  posse  das  coisas  desde  mundo  mais  do  que  ter  um interesse em Jesus Cristo.  

Não é nada, amados, ter muito da criatura em nossa casa, mas ter a Cristo em nossos corações [é] que faz você viver confortavelmente. Todo o pão que você come será pão de amargura se você não se alimentar do corpo de Jesus Cristo; e tudo o que você beber será apenas vinho de assombro de você não beber do sangue de Jesus Cristo. Sem um interesse  em  Cristo,  todos  os  seus  confortos  são apenas  cruzes;  e todas as  suas  misericórdias  são apenas misérias, como em Jó 20: 22: “Sendo plena a  sua  abastança, estará  angustiado;  toda  a  força da  miséria  virá  sobre  ele.”  Embora  você  tenha abundância de coisas desta vida, embora você tenha  mais do  que  o  suficiente,  ainda  se  você  não tem um interesse em Cristo, você não tem nada.  

Sétimo,  outra  propriedade  de um  homem  fora  de  Cristo é  que  ele é  um  homem  morto. Você conhece o lugar comum em 1 João 5:12: “Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.” Por isso quando nós lemos em Efésios 2:1 que os homens não-regenerados estão mortos em delitos e pecados, e a razão é que Cristo é a vida do crente. Colossenses 3:3: “e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus”. Retire Cristo de um homem e você retira a sua vida, e retire a vida de um homem e ele é uma massa de carne morta. Homens não regenerados são estranhos à vida de piedade e, portanto, devem estar mortos em seus pecados. Embora eles não se agradem da vida de um  homem,  ainda se  a  vida  que  ele  vive  não  é  pela  fé  no  Filho  de  Deus,  ele  está espiritualmente morto. Por exemplo, você  sabe  que  um  homem  morto  não  sente  nada. Faça  o  que  quiser  com  ele,  que  ele  não  sente isto.  Assim  um  homem  que  é espiritualmente  morto não sente o peso de seus pecados,  embora  eles sejam  um  fardo  pesado pressionando-o para dentro do abismo do inferno. Ele é um estranho à vida de piedade, [havendo] perdido o sentimento, se entregaram um senso de reprovação, assim ele não sente o peso e fardo de todos os seus pecados.  

Um homem  morto tem um título de nada aqui nesta vida. Embora ele fosse  muito rico, ainda ele perderia este título por fim, e suas riquezas passariam dele para outro. Assim, sendo  morto  espiritualmente,  você não pode  exigir  nada,  nem  a  graça,  nem misericórdia, ou felicidade por Jesus Cristo. Um homem  morto ainda está apodrecendo e voltando ao pó de onde veio; e assim, um homem que é morto espiritualmente cai de iniquidade  em  iniquidade, e de um pecado para outro, até que  no  fim, cai no fogo do inferno.  

Oito, a última característica de um homem sem Cristo é que ele é um homem condenado. Se ele vive e morre sem Cristo, ele é um homem condenado. Assim diz João 3:18, Aquele que não crê, já está condenado. Ele é certamente condenado como se ele já estivesse no inferno. Aquele que está sem Jesus Cristo deve seguir sem céu, pois o céu e glória e felicidade  estão  vinculados  a  Ele. O céu não é dado a ninguém, senão àqueles que são  herdeiros  juntamente  com  Cristo,  e portanto,  você  que  está  sem Cristo  deve estar sem o céu, e consequentemente sem felicidade  e  salvação,  e  desta  forma,  você 
deve ser condenado.  

Assim vocês veem, nestas oito características  particulares,  em  que  triste e miserável condição está todo homem  sem  Cristo, e ó!  Que  o  que  tem  sido  agora  anunciado  a respeito da desventura de um homem sem Cristo possa provocar cada alma dentre vós para um  entusiasmo e sinceridade de espírito, sobre todas as suas buscas para se empenhar para obter a Jesus Cristo.

__________________________________________
[Este sermão foi editado por Don Kistler. O resumo é reimpresso de Sola Scriptura, uma loja formalmente publicada pela Soli Deo Gloria Ministries, com permissão do editor. Para informações adicionais sobre este e outros livros Puritanos, entre em contato com Don Kistler em: Soli Deo Gloria P.O. Box 451 Morgan, PA 15064 (412) 221-1901/ Fax (412) 221-1902] 

_____________________________________
Fonte: PuritanSermons.com │ Título Original: “A True Map of Man's Miserable Estate by Nature” 
Tradução: Camila Rebeca Almeida │ Revisão por William Teixeira 
Fonte de distribuição: O Estandarte De Cristo (www.oestandartedecristo.com)