A Mais Terrível Verdade das Escrituras ― Paul Washer

10:51
Primeiramente, o Evangelho começa com Deus. Veja que toda a questão volta à natureza de Deus. Deus é justo. Deus é Santo. Deus não pode violar Seus atributos. Ele não pode fazer algo que o contradiz, Ele é um Deus justo.

“Porém o Senhor dos Exércitos será exaltado em juízo; e Deus, o Santo, será santificado em justiça.” Isaías 5:16

Agora, isto é uma coisa boa. Seria terrível saber que este universo foi criado por um Deus mau. Um deus onipotente que fosse mau. Seria completamente terrível.

Então é bom que Deus seja justo. Mas isso apresenta também outro problema. Se Deus é justo, o que Ele faz conosco?

Deixe-me ilustrar o problema pra você: Alguns anos atrás eu estava na Europa, e eu ia palestrar em uma universidade e eu sabia que a multidão ficaria contra mim. E eles tinham a ideia de que esse “dinossauro social” iria chegar com uma mensagem do tipo puritana e dizer que todos eles eram pecadores.

Então quando eu subi no palco eu estava mesmo orando! Senhor, por favor me ajude! E acho que Ele me deu sabedoria.

Eu olhei para aquela multidão de universitários e disse: Eu vou compartilhar com vocês a verdade mais assustadora das Escrituras. E eu fiquei dizendo e os alertando que eu iria compartilhar a verdade mais assustadora que alguém pudesse saber sobre Deus. Então, quando eles estavam todos ansiosos em seus assentos, eu olhei pra eles e disse: Aqui está – a verdade mais assustadora das Escrituras, é que Deus é bom.

“Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom, senão um, que é Deus.” Lucas 18:19

Bom, naquele momento, eles começaram a rir e a cochichar como se dissessem: “Qual o problema?” Alguns deles realmente disseram: “Qual o problema com um Deus bom? Quer dizer, por que isso é uma má notícia? Por que isso é assustador saber que Deus é bom? E minha resposta foi a seguinte: é horrível saber que Deus é bom, porque nós não somos.

“Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.” Romanos 3:12

Então, o que um Deus bom faz com pessoas como nós? Pecadores?

“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;” Romanos 3:23

Pecamos contra Deus, pecamos uns contra os outros, pecamos contra a natureza, pecamos contra tudo! Toda a criação clama pela nossa condenação. Se Deus é verdadeiramente justo, então o que Ele faz conosco?

Se um Deus justo simplesmente perdoa os Ímpios, Ele não é mais justo. Se um Deus Santo chama o ímpio para Ele mesmo, para ter comunhão com Ele, não é mais um Deus Santo. Então a grande questão de toda a Bíblia é esta: como um Deus justo perdoa o homem ímpio e continua sendo justo?

“O Senhor é longânime, e grande em misericórdia, que perdoa a iniquidade e a transgressão, que o culpado não tem por inocente, e visita a iniquidade dos pais sobre os filhos até a terceira e quarta geração.” Números 14:18

Como um Deus Santo chama o ímpio para ter comunhão com Ele e ainda continua Santo? E a resposta se encontra na Cruz de Jesus Cristo.

A Cruz de Jesus Cristo, vemos essa revelação tremenda e única da completude dos atributos de Deus.

Deus é justo, Ele tem que condenar nosso pecado. Deus é amor. Então ele se torna um homem em Seu Filho, vive uma vida perfeita como homem e então vai até aquele madeiro, e no madeiro, os pecados de Seu povo são lançados sobre Ele e toda a justiça de Deus, toda a ira de Deus que nós merecemos é jogada sobre a cabeça de Cristo.

“Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.” Romanos 3:26

A medida exata necessária para satisfazer completamente a justiça de Deus. Depois de sofrer, Jesus disse: Foi consumado! Isso quis dizer que Ele fez aquilo que foi exigido para satisfazer a justiça de Deus contra o Seu povo.

“E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.” João 19:30

Ele pagou o preço por completo. Isto é tão importante que se entenda, que não foi... Nossos pecados não foram expiados simplesmente porque os romanos bateram e pregaram Jesus na Cruz. Nossos pecados foram expiados porque naquela Cruz Ele carregou nosso pecado.

“Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão.” Isaías 53:10

E agradou ao Senhor, agradou a YAHWER moê-lo. A ira de Deus que deveria ter caído sobre mim e você, caiu sobre Seu único Filho amado. E Ele sofreu na integra, Ele morreu, pois o salário do pecado é a morte. E no terceiro dia Ele ressuscitou dentre os mortos. E agora ele está assentado à direita de Deus.

“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” Atos 4:12

E não há nenhum outro nome, em qualquer mundo, não há outro nome dado ao homem pelo qual possamos ser salvos, exceto pelo nome de Jesus Cristo.

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” João 14:6

Ele é o caminho, a verdade e a vida, e ninguém vem ao Pai a não ser por Ele.

“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.” 1 Timóteo 2:5

Há apenas um Deus e um mediador entre Deus e o homem, Jesus Cristo o homem. E afim de que seja salvos, a Bíblia chama todo homem a se arrependerem de seus pecados e crer no Evangelho.

“Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam;” Atos 17:30

E o que significa se arrepender? Muitos tem definido o termo como “Mudar a mente de alguém” É isto que a palavra significa em grego. E esta verdade está lá. Mas ela quer dizer muito mais do que você e eu podemos conceber em nossa cultura hoje. Você pensa “Bem, mudar a mente de alguém é muito superficial.” Bom, pode ser mas não é se você entender o que é a mente.

A mente na Bíblia, se refere à mente, o coração... é o centro de controle do ser humano; e o centro de controle de nossas vontades, emoções, nosso intelecto, processo de tomada de decisão. Então o que Ele está dizendo é que, se você mudou a sua mente, tudo o mais mudará junto.

Vou dar uma descrição perfeita de arrependimento. O apóstolo Paulo teve uma mudança de mente. Quando ele saiu para ir à estrada de Damasco, ele saiu com ordens para capturar cristãos. Por que? Bom, era nisso que ele acreditava, era isso que ele pensava. Paulo pensava que Jesus de Nazaré era o maior blasfemo que já existiu. Era isso que ele achava. Ele também pensava que os cristãos eram uma seita terrível que teria que ser destruída. Era isso que ele pensava. E então, no caminho de Damasco, ele teve um encontro com o Cristo ressurreto. E o que aconteceu? Seu pensamento mudou. Toda a sua realidade provou-se errada. Tudo o que Ele pensava sobre a realidade, principalmente em relação a Deus, estava errada.

Ele reconheceu que estava errado e começou a pensar completamente diferente. Ele agora pensava que Jesus era o Filho de Deus, e o tão esperado Messias. Ele agora pensava que os Cristãos eram o próprio povo de Deus, o próprio Israel de Deus. E porque seus pensamentos mudaram, tudo mais mudou.

Depois de ser batizado, ele começo a ministrar e pregar o Evangelho e ser perseguido pela mesma fé que ele antes perseguia.

Veja então que arrepender-se é perceber que todo o seu pensamento, a sua visão sobre a realidade estava errada. E então ver e se submeter à verdade de Deus sobre quem Ele é, sobre quem você é, e sobre quem Jesus é e o que Ele fez por você.

Bem, a questão é: você se arrependeu? A sua mente mudou? Essa mudança de mente levou a uma mudança de intelecto, de vontade, de suas emoções? Os pecados que outrora você amava, você agora odeia? A santidade que você antes ignorava, agora você a deseja? O Cristo com quem você não tinha parte, de quem você vivia separado, você agora O estima? Você considera que o Reino do Céu seja algo de grande valor?

Essas são algumas evidências de que a obra de Arrependimento tem sido feito em seu coração. Não apenas temos que nos arrepender, mas devemos crer em Jesus Cristo, para reconhecermos que não há absolutamente nada em nós que pode nos salvar.

“E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho.” Marcos 1:15

Como o escritor do hino diz, “nada em minhas mãos eu trago, mas apenas à Cruz de Cristo eu clamo”.

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo;” 1 Pedro 1:13

É um reconhecimento de que você tem apenas uma esperança, e que 100% dessa esperança se encontra na Pessoa e na obra de Jesus Cristo; que você sabe que não pode salvar ao ponto de que se alguém apenas sugerisse que você entraria no céu por algumas obras de justiça, te faria ficar enojado e você gritaria: “Não! Não Blasfêmia! Não! Eu sou salvo por apenas um motivo: “Dois mil anos atrás, o Filho de Deus sofreu e morreu por mim”

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;” Efésios 2:8-9

Então, a salvação vem a nós através de arrependimento e da fé em Jesus Cristo.

Bem, se você realmente crê em Jesus Cristo, você tem a vida eterna. Mas como você sabe que realmente acredita? Mesmo se você uma experiência de conversão, você sentiu paz de Deus, e muitas outras emoções, como você realmente sabe que isto é verdadeiro? Uma das maneiras que você sabe que é real é que isso continuará. Não é necessariamente que o êxtase emocional vai continuar, mas o que continuará é que você estará sempre crescendo em graça. Você continuará a aprofundar-se no seu arrependimento, você continuará a aprofundar na fé. Pouco a pouco você será transformado mais e mais na imagem de Cristo.

E você diz: Irmão Paul, um cristão, um cristão verdadeiro peca? Sim. É muito triste, mas sim. Um cristão verdadeiro pode cair no pecado? Sim.

“Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?” Romanos 6:1-2

Mas a diferença é que um cristão verdadeiro não pode viver em um estado de carnalidade contínuo, um estado de imaturidade contínuo.

“Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;” Filipenses 1:6

Pois a Bíblia diz que Aquele que começou a boa obra a terminará.

A Bíblia diz em Hebreus 12 que um dos maiores sinais de uma conversão genuína é que Deus cuidará de você com cuidado de um pai.

“Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho.” Hebreus 12:6

E ele até mesmo te disciplinará, te punirá quando você sair do caminho. Não porque as atitudes dEle com você mudará, mas porque Ele te ama e deseja a sua santidade. Então, uma vez que você se tornou um Cristão, você se tornou parte da providencia de Deus e aquele que começou a boa obra, irá termina-la.

O Evangelho de Jesus Cristo é que Deus é justo; que o homem é radicalmente degenerado e merecedor de toda condenação; que a fim perdoar o homem, a justiça de Deus teve que ser satisfeita primeiro. E isso foi feito na Cruz onde Cristo ficou no lugar de Seu povo, carregou seu pecado, e foi esmagado pelo o peso da ira de Deus contra eles.

Ao morrer, Ele pagou o preço por completo, foi ressuscitado dentre os mortos, e agora todo homem em qualquer lugar pode ser salvo através da fé, do arrependimento, e da fé em Jesus Cristo.

E a evidencia desse arrependimento sob a salvação, dessa fé sob a salvação, será a obra contínua de Deus conduzindo à santidade.

_______________________________________________________________
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=8cXMf7BBwS0
Citações bíblicas:  Almeida Corrigida e Revisada Fiel. (ACRF)
Transcrição do vídeo: Necilia Paula
Revisão: Estudos e Mensagens Cristãs (http://trovian.blogspot.com.br)