Examine! - John Flavel

17:17
John Flave
Se Cristo é o precioso de todas as nações, examine se Ele é o desejo de suas almas, em particular; do contrário, vocês não terão nenhum benefício dEle. Os seus desejos por Cristo são verdadeiros desejos espirituais? Reflitam, eu vos suplico, sobre as atitudes e temperamentos de seu coração. Vocês podem dizer de seus desejos por Cristo, como Pedro fez a respeito de seu amor a Cristo? “Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que eu te desejo”.

Examinem os seus desejos quanto à sua sinceridade, pelos seguintes testes:

1. Eles são apaixonados e sinceros? Cristo tem o lugar supremo em seus desejos? Você estima todas as coisas como apenas escória e esterco em comparação com as excelências de Jesus Cristo seu Senhor? (Filipenses 3:8) Ele é para você como a cidade de refúgio para o homem assassino? (Hebreus 6:18-19) Como uma fonte de água em terra seca, como a sombra de uma grande rocha em uma terra cansada? (Isaías 31:2) Tais desejos apaixonados são desejos verdadeiros.

2. Os seus desejos por Cristo são universais, isto quer dizer, tudo em Cristo é desejável aos seus olhos? O hipócrita, como a meretriz, é para um Cristo dividido; eles gostariam de ser chamados pelo Seu nome, mas depende deles mesmos, Isaías 4:1. Se a Sua santidade e governo, Sua cruz e sofrimentos são desejáveis por causa dEle mesmo: tais desejos universais são desejos corretos.

3. São os seus desejos por Cristo desejos diligentes, usando de todos os meios para efetuar o que vocês desejam? Vocês dizem que desejam Cristo, mas o que vocês farão para obter os seus desejos? Se vocês O servem cuidadosa e incessantemente em todas as formas de dever, se vocês lutarão em oração, se empenharão em crer, cortarão a mão direita, e arrancarão o olho direito, em outras palavras – estar contentes em apartarem-se das mais vantajosas e agradáveis formas de pecado para que vocês possam fruir de Cristo, o desejo de suas almas; então os seus desejos são [desejos] retos.

4. São os seus desejos por Cristo desejos permanentes, ou apenas uma ação repentina ou impulso que depois desaparece? Se os seus desejos por Cristo repousam sobre os seus corações, se os seus anseios são por Ele em todos os momentos, embora não na mesma intensidade e nível, então os seus desejos são desejos corretos. Cristo sempre habita nos desejos de seu povo; eles O podem sentir em seus desejos, quando eles não conseguem discerni-lO em seu amor ou deleite.

5. Os seus desejos por Cristo não admitem nenhuma satisfação, nem descansam em lugar algum, senão no regozijo de Cristo? Então os seus desejos são desejos retos. A alma que deseja a Cristo não pode nunca descansar até que chegue à habitação, em Cristo, 2 Coríntios 5:2, Filipenses 1:23. O Diabo pode satisfazer a outros com riquezas e prazeres deste mundo, como crianças são acalmadas com chocalhos; mas se nada, senão Cristo, pode acalmar e satisfazer os seus desejos, certamente, tais desejos inquietos são desejos corretos.

6. Os seus desejos por Cristo saltam de um profundo senso de sua necessidade e precisão de Cristo? A convicção abriu os seus olhos para ver a sua miséria, sentir o seu fardo, e fazê-lo ciente que o seu remédio repousa somente no Senhor Jesus? Então os seus desejos são corretos. Pão e água são feitos necessários e desejáveis pela fome e sede; por estas coisas, examine a veracidade de seus desejos por Cristo.

_______________________________________________________
Fonte: Apenas um trecho do E-book "Cristo, O Desejo de Todas as Nações", por John Flavel
Tradução: O Estandarte de Cristo (www.oestandartedecristo.com)