Um sermão sobre Cristo para os ateus - Paul Washer

19:52
É um grande privilegio para mim estar aqui nesta noite com vocês. E de certo modo é uma bênção alguns de vocês não poderem me ver. Por esta razão: você não precisa olhar para o homem. Também não precisa ver o agir do homem, Você precisa ver Cristo. E nós precisamos do poder e do agir do Espírito Santo. E quando não podemos olhar muito para o homem isso não nos limita. Mas sem a visão de Jesus Cristo nós estamos arruinados. Não estou aqui esta noite para falar sobre o homem, ou falar sobre igreja, ou sobre religião. Pois todas essas coisas tem seus fracassos e falhas.

Cada um de vocês pode se levantar e fazer acusações contra estas coisas. O homem é mau e pecador. A religião, algumas vezes, é má e falha. Mas Cristo... Não ninguém é igual a Cristo. Ele é o Rei dos reis e Senhor dos senhores. Ele é o Filho de Deus! Ele é infinitamente perfeito. Ele é forte. Ele é poderoso. Ele nunca falhou. E ele cumpre todas as promessas que Ele já fez.

Você não tem argumentos contra Ele. Pois não há ninguém igual a Ele. Ele e somente Ele é o Salvador do mundo. E o Cristo de Deus. Nesta noite você precisa de Cristo. Você precisa de uma visão de Cristo. Se você está aqui esta noite e se considera um ateu ... Eu sei isso: Um pequeno vislumbre de Cristo e seu ateísmo será destruído pelo Seu poder. E se você é um crente aqui está noite, e você está lutando contra o pecado, e lhe falta zelo e motivação. Um vislumbre de Jesus Cristo lhe dará tudo o que você precisa para viver uma vida cristã. Então é tudo sobre Cristo.

O que você pensa sobre Ele? Pois isso é justamente a base para o julgamento de Deus sobre o homem. Pois é verdade que um dia você estará diante de Deus e será julgado por seus pecados. Você precisa entender que a grande pergunta naquele Dia será esta: “O que pensas sobre Jesus Cristo?”  “O que você tem feito de Cristo?”

Vamos abrir nossa Bíblia no Livro de Colossenses. Capítulo 1. Verso 16 à 22.
“Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.
E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.
E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.
Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse,
E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.
A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou
No corpo da sua carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis,” Colossenses 1:16-22 

Vamos orar:
Pai, eu venho diante de Ti nesta noite com um grande e pesado fardo, Senhor eu sei que estou colocando sobre mim mesmo uma tarefa que não posso completar. Seria mais fácil, para mim, contar as estrelas nos céus, ou contar os grãos de areia na praia. Mas descrever a grandeza, e a glória, o poder de seu filho vai além de todas as invenções humanas, nenhuma palavra pode expressá-Lo, nenhum intelecto pode compreendê-Lo, seja humano ou angelical. Tens exaltado o nome de Teu Ilho acima de todas as coisas, de tal forma que no nome de Jesus todos os joelhos se dobrem e toda língua confesse que Ele é Senhor. E será pelo Seu beneplácito e Sua Glória.

Pai, estamos cheios de religião, estamos cheios de conhecimento, e estamos cheios de apatia, e da carência de temor ao Senhor. Mas Pai, um vislumbre de Cristo, um vislumbre de Seu poder, e de Sua Glória, um vislumbre de Teu amor em Sua face, fará com que nosso sono profundo vá embora, e nos encherá com alegria indescritível. Senhor, precisamos de Cristo. Não precisamos de um homem, não precisamos de um pregador, precisamos dEle. Senhor eu oro, deixe-me gaguejar, deixe-me falar como uma mula, deixe-me cair desta plataforma, mas... Oh, Deus! Que o homem possa ter um vislumbre de Jesus Cristo. De Seu poder, de Sua Glória, que eles possam ser quebrantados por isto, e salvos por esta visão celestial. Oh Deus, venha dos céus e desça. Fale ao homem. Em nome de Jesus, Amém.


Veja o verso 16:
“Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.” Colossenses 1:16

Não importa quem você é nesta noite. Você pode se dizer ateu ou agnóstico, Talvez você odeie todas as religiões e até mesmo odeie a Deus. A simples menção de Cristo faz o seu sangue ferver. Você considera a si mesmo um inimigo da Cruz. Mas saiba disso: Jesus Cristo criou você. E por isso Ele tem direito sobre você. Ele é o Seu Criador. E pela virtude disso Ele é também seu possuidor, seu dono. E Ele não só toma posse, mas Ele é também Senhor.

E você diz: “Eu não vejo isso” “Onde está o Seu Trono?” Saiba disso: Deus tem marcado o Dia, no qual Ele julgará a todo homem. Através dAquele que foi crucificado pelos homens perversos: Jesus Cristo.
Seu Trono está vindo. Seu julgamento está próximo. E naquele Dia quando Ele julgar, Todos reconhecerão Seu direito de julgar. Por que Ele estará julgando todas as coisas que Ele criou.

Você consegue perceber a arrogância absoluta em procurar viver independente dEle? A Bíblia diz que Ele fez você. E não somente isso, mas Ele também sustenta você. É uma grande verdade do Cristianismo que Deus criou o mundo, mas Ele não o deixou sozinho. Ele sustenta o mundo! E da mesma forma entenda isso: Deus criou você, e Ele sustenta você. O próximo suspiro que você der vem de Cristo! O seu coração baterá nos próximos minutos somente por causa de Jesus Cristo. Você consegue entender qual insano é procurar viver de forma independente dEle?

Imagine um homem deitado em um hospital, e Ele está inconsciente, e está conectado a uma máquina que lhe mantém vivo. Vários tubos que o mantém vivo. E de vez em quando o homem se levanta, e como um animal selvagem ele agarra os tubos, e tenta tirá-los de seus braços, ele tenta destruir a máquina que lhe mantém vivo. Ele precisa ser colocado na cama novamente e amarrado porque em seu ataque de fúria insana ele irá se matar. Essa é a perfeita descrição do homem sem Cristo. Como um animal selvagem. Como um homem insano. Você procura viver separado dAquele que é a própria fonte de vida.

Mas a Bíblia diz: “Por Ele todas as coisas foram criadas” Mas não apenas isso. A preposição “por (Ele)” pode também ser interpretada como “nEle”. Todas as coisas foram criadas em Cristo. O que significa? A realidade só pode ser encontrada em Cristo. Tudo fora da pessoa de Jesus Cristo é falso, é errado, é sem significado, não tem razão, é absurdo, é insano. Assim também é a vida vivida fora de Cristo. Não tem significado, viver em um mundo irreal, uma ilusão.

Olhe ao redor para o seu mundo, atente para o que você vê, tudo é uma vã ilusão. Desde os negócios, as propagandas, os meios de comunicação, tudo é uma ilusão. Tudo isso passará. Ontem eu nasci, hoje estou aqui, amanhã estarei morto. E o mesmo pode ser dito de você. E perseguir qualquer coisa, exceto o que seja eterno, é absolutamente insano. Dar-se por aquelas coisas que passarão é um absurdo. Viver por qualquer outro que não seja Cristo, é tirar de si mesmo da vontade e do beneplácito de Deus.

Há algo que você precisa entender sobre Deus Pai: Seu Filho é tudo para Ele. Tudo o que Deus fez, Ele fez para o Seu Filho. Ele criou o mundo em Seu Filho. Ele revelou-se a Si mesmo para o mundo através de Seu Filho. Ele redimiu o mundo através de Seu Filho. E Ele julga o mundo através de Seu Filho. E fez tudo para a Glória de Seu Filho. Deus tem uma visão correta das coisas. Você considera sem importância o que Deus considera o mais importante. É absolutamente insano.

Eu disse algo na outra noite que vou repetir agora. Eu posso lhe dizer quem é o seu deus, apenas fazendo uma única pergunta. Sobre o que você mais pensa? O que preenche seus pensamentos na maioria das vezes? Você vê quão insano somos? Olhamos mais para nossa própria imagem do espelho do que olhamos para Cristo. Nos preocupamos mais com as coisas deste mundo do que nos preocupamos com Cristo. E eu posso lhe assegurar que Cristo é o mais importante em cada pensamento de Deus. E Cristo é o mais importante nos pensamentos de cada ser que encontra sua morada no Céu. Isso é privado na próxima frase.
“Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra”.

O mundo é importante para Deus. O homem é importante para Deus. Mas cuidado para que seu coração não se levante em arrogância, porque o mundo dos homens não é a única coisa que Deus possui. Não é nem mesmo a maior de Suas possessões, pois todo o céu pertence a Deus. E nós sabemos, através das Escrituras, que existem incontáveis seres esplêndidos no céu para um só propósito -  adorar a Deus.

Dr. Tozer, muitos anos atrás, disse algo muito importante, e faremos muito bem em escutar: “Se todos os homens da terra, de repente ficasse cegos, isso não diminuiria a glória do sol, ou da lua, ou das estrelas.” E da mesma forma, se todos os homens fossem ateus, isso não diminuiria a Glória de Deus. Se todo mundo se perdesse, se todos os homens se desviassem, se não existisse plano de redenção no coração de Deus, Ele ainda seria adorado por toda a eternidade por um número infinito de seres criados mais esplêndidos que nós.

“Por Cristo todas as coisas foram criadas, tanto no céu como na Terra, visíveis e invisíveis”.

Nestas duas palavras encontramos um de nossos grandes problemas. Confiamos em nossos olhos, confiamos em nossos sentidos, mais do que confiamos na Palavra de Deus. Você vive baseado no que você pode ver. Você vive baseado no que você pode tocar. E o mais importante, você vive baseado no que um outro homem lhe diz. E você não percebe que este mundo invisível é mais real ... este mundo invisível é mais real do que você pode ver. Isto não é a realidade. A realidade nos é mostrado na Palavra de Deus. É o que Cristo estabeleceu. Porque um dia tudo isso passará como um vapor. Como um pedaço de pano, será enrolado e jogado fora. Como madeira seca será queimado. E nesse Dia, você saberá o que é verdadeiramente real. E a Palavra de Deus será confirmada. E alguns de vocês se alegrarão nisso! Mas alguns de vocês perceberão que viveram por uma coisa errada. E perderam todas as coisas.

Agora veja isso, diz: Ele criou tronos, domínios, leis e autoridades. Isso é tão claro no livro de Salmos capitulo 2.

As nações se levantam como animais selvagens contra Deus. Podemos ver isso todos os dias em nosso mundo. Parece que cada lei que é aprovada em meu país é contra a lei de Deus. Os homens lutam com toda a sua mente contra Aquele que é a única verdade. Cada um faz o que é certo aos seus próprios olhos. Mas a Bíblia diz que Deus ri nos céus. Não simplesmente ri, mas Ele zomba. (Salmos 2:4). Porque Deus diz que Ele estabeleceu o Seu Reino sobre o Seu Santo Monte, e ninguém pode mudar isso. Então Ele aconselha aos maiores homens do planeta que beijem o Filho, que se reconciliem com o Filho, que adorem o Filho. Isso é o que Jesus ordena ao mundo. Isso é o que Deus ordena ao mundo. E você diz “Que direito Ele tem?” É o mundo dEle.

Abraham Kuyper disse isso muito tempo atrás: “Quando Jesus Cristo voltar, Ele estenderá Sua mão sobre o mundo e dirá: Meu, Meu, Meu, Meu, Meu! Foi feito por mim, e foi feito para mim.” E sentado sobre Seu Trono, Deus mesmo fará cumprir-se. Que todo joelho se dobrará, e toda língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor!

E continua dizendo: “Todas as coisas foram feitas através dEle e para Ele” Isso é um poderoso resumo do que o apóstolo Paulo está dizendo. Tudo é sobre Cristo, absolutamente tudo. Agora, observamos por um momento: “Tudo foi criado através dEle” Já falamos sobre isso, mas vamos falar novamente. Você percebe a sua absoluta dependência de Cristo? Você percebe que o homem que se diz ateu, e que fecha seu punho, e o sacode perante Deus, e amaldiçoa Seu nome com grande blasfêmia, só pode fazer isso pelo poder dAquele a quem ele amaldiçoa? E se esse Deus lhe tira a vida, você deixa de existir entre um ‘tic’ e outro ‘tic’ de relógio. Todas as coisas foram criadas através dEle, e todas foram criadas para Ele. Agora novamente olhe por um momento para a mente de Deus. Digamos que Deus está sentado em uma cadeira, e você está assentado ao lado dEle em outra cadeira, e toda a criação estar ao seu redor escutando, e um grande anjo caminha até vocês dois, e faz essa pergunta para Deus: - Querido Deus, qual é a razão por trás de absolutamente tudo o que fazes? E Deus diz isso: - Meu Filho JESUS CRISTO. Tudo o que fiz o fiz para ELE. Tudo o que farei o farei para ELE! Para mim ELE é absolutamente tudo! E fora dEle não há nada! E qualquer um, seja anjo ou humano, que deseja ter um relacionamento comigo, precisa sentir o mesmo em relação ao Meu Filho. E ao ouvir essa resposta você começa a tremer. E então a pergunta é feita a você: Qual é a razão por trás de tudo o que você tem feito? E você diz: - Eu. Eu sou a razão.

Agora deixe-me mostrar algo de filosofia aqui. Uma criatura racional terá sempre uma razão para as coisas que faz. Eles sempre terão um fim ou um propósito para o que estão fazendo. E é assumindo que uma criatura racional sempre elegerá o melhor fim ou propósito para o que estão fazendo. Então, qual é o principal propósito de Deus para tudo o que Ele tem feito? Qual é o principal bem de Deus? Seu FILHO. Cuja glória é incompreensível. E seu valor é infinito. E então você. A sua razão, o motivo pelo qual você vive, tem sido você! Uma partícula de poeira, flutuando sobre o mapa do mundo. E até mesmo pior, você degradou a si mesmo, você nem mais vive para você. Você vive para o trabalho. Você vive pelo o dinheiro. Você vive para sua própria beleza. Você vive pela reputação e opiniões de outros. E o que é ainda mais triste, você vive para acumular coisas. Você gasta mais tempo pensando no sapato que vai comprar, e no carro que você dirige, e como ajeitar seu cabelo, do que pensando no Filho de Deus! Diga-me se isso não é insano! É a maior de todas as contradições.

Agora, diz aqui: “Todas as coisas foram criadas através dEle e para Ele”
Desejo que o Senhor, neste momento, expanda meu coração. Desejo que Ele aumente meu intelecto, eu não quero apenas viver esta frase por Ele, quero provar a você que se você não viver para Ele, você está completamente insano!

1João diz que este mundo está passando, outra maneira de interpretar o grego ai é que ele está sendo “empurrado”. Como um gigantesco trator empurrando todas as coisas deste mundo para um desfiladeiro. E apenas o homem que faz a vontade de Deus permanecerá para sempre. Você é este homem? Você tem a mente de Deus? Você vê a realidade da maneira que Ele vê? Cristo é o mais precioso para Ele. Ele é o mais precioso para você?

Continuando, diz no versículo 17: “E Ele é antes de todas as coisas,”.

A ideia principal aqui é Sua ETERNIDADE. Sua eternidade. Ele não é apenas o FILHO de Deus, Ele é Deus, o FILHO. Antes que as montanhas fossem formadas, Ele estava lá. Antes que os vales atravessassem a terra, Ele estava lá. Tudo foi feito por Sua mão. Ele é de eternidade em eternidade! Quando as montanhas surgiram, Ele já era ETERNO. E quando as montanhas se reduzirem a nada Ele continuará sendo ETERNO. Ele não começou com o nascimento de Jesus pela virgem Maria, mas Ele sempre existiu. E saiba disto: Ele sempre foi o deleite de Deus.

Eu escuto pessoas dizendo, as vezes, para seus filhos, quando os filhos perguntam: “Mamãe, papai por que Deus me fez?” E os pais respondem: “Bem, Ele fez você porque Ele estava sozinho.” Saiba disto: Isso é blasfêmia. Deus nunca esteve sozinho. Ele sempre existiu em perfeito deleite. Ele nunca sentiu carência, pois Ele sempre existiu em perfeita comunhão na divindade: Pai, Filho e Espírito Santo. O Pai era o deleite do Filho, e o Filho o deleite do Pai. Ele não criou o mundo por uma necessidade, mas Ele criou o mundo por Sua superabundância.

Apesar de o significado ser eternidade aqui nessa frase, também se refere à prioridade. Prioridade. E a pergunta é esta: A sua prioridade se conforma à prioridade de Deus? A prioridade de Deus-Pai é Seu Filho e a Glória dEle. Essa é sua prioridade?

A Bíblia nos manda ser muito específicos na maneira de vivermos, pois ela diz: “Quer comais, que bebais, ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para Glória de Deus.” Se alguém entende esta verdade, isso criará grande convicção. Por quê? Se você honestamente avaliar a sua vida, você sabe duas coisas sobre si mesmo, e elas são: Você não tem amado a Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento, e toda a sua força. E você não tem glorificado a Deus em todas as coisas, em um grau de perfeição. Agora você percebe por que você precisa de um salvador?

Veja, muitas pessoas dirão: “Sim, eu sei que tenho quebrado alguns dos 10 mandamentos” Até mesmo nisso você mostra que não entende, você e eu temos quebrado todos os 10 mandamentos, mas há algo ainda pior. Algo que é ainda maior, que temos feito contra Deus, não O temos amado. E não O temos glorificado. E embora nós conheçamos a Deus, não O glorificamos como Deus, nem damos graças, mas nos voltamos contra a Glória de Deus, e nos tornamos amantes de nós mesmos, mais do que amamos a Deus, e amamos mais os prazeres do que amamos a Deus.
“Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por Ele.”

Em um sentido, é algo muito positivo quando as sociedades e as culturas começam a desmoronar. Porque quando elas começam a desmoronar, é destruída a ilusão. As pessoas pensam que podem criar sociedades utópicas sem Deus. E se você sabe algo de história, você entenderá que os últimos séculos, XIX e XX, tratavam sobre isso. E no século XVIII. E também no século XIX. E no século XX. Estes haveriam de ser os séculos em que os homens realmente se tornariam homens. E por suas próprias forças criariam uma sociedade na qual não haveria nada além de bondade. E clamam que são capazes de fazer isso sem Deus. Mas tudo está desmoronando.

Enquanto eu passeava pela Holanda vi lugares muito bonitos. Quando eu vejo um livro de turismo sobre a Holanda, vejo lugares extremamente lindos. Mas essa não é a Holanda. Leve-me pelas ruas onde mulheres se prostituem, onde crianças estão cheias de drogas e álcool, onde famílias estão desmoronando, maridos e esposas cheios de ira quase a ponto de matarem um ao outro. A imoralidade impera nas ruas. Somente em Cristo tudo se mantém unido.

Não existe utopia à parte de Jesus Cristo. E nem Jesus Cristo como um auxiliar dos homens. Isso não criaria uma utopia. Mas sim Jesus Cristo como REI dos homens. Jesus Cristo como objetivo da adoração do homem. O homem vivendo em absoluta dependência de Jesus Cristo. E o homem reconhecendo esta grandiosa verdade divina: que Jesus Cristo é tudo!

O seu mundo está desmoronando? Bom. Isso talvez seja justamente a coisa que vai lhe levar para Cristo. Você olha ao redor do seu mundo e vê tudo desmoronando? Bom. Isso talvez seja justamente a coisa que vai lhe levar para Cristo. É melhor acordar agora enquanto a salvação ainda está sendo oferecida, e ser curado pelo Filho de Deus, do que dormir até aquele Grande Dia final quando você será acordado, mas já será muito tarde. Confie em Cristo! Lança-te em Cristo!

Você diz: “Eu tenho religião!” “Eu sou um homem religioso!” “Eu sou um homem de igreja!” Senhores, nada disso os ajudará. Nada disso vai lhe dar vida. Nada disso vai tirar o seu pecado. Nada disso vai lhe encher de alegria indescritível. Somente em Cristo! Cristo! A pessoa de Cristo! Não uma ideia. Não um conceito. Nem meramente uma doutrina. Mas a pessoa de Jesus Cristo. Crucificado pelos os pecados dos pecadores. Levantado da morte pelo poder de Deus! Assentado à direita da Majestade nas Alturas! Reinando para sempre e sempre! E capaz de salvar os piores de todos que venham para Ele. 
Este é Jesus, de quem eu testifico. Ele faz todas as coisas boas.

Vamos orar:
Pai, venho diante de Ti em nome de Teu Filho. A peça central da Glória. A mais alta montanha entre as montanhas. O Único diante o qual todo o Universo, tudo o que é visível ou invisível, se prostra. Oh Deus! Neste momento quase posso ouvir um poderoso coro, de anjos e santos incontáveis adorando o nome de Jesus. Oh Deus! Firma nossas mentes, as torne corretas. Tira nossos pecados, para que possamos nos unir ao poderoso coro não somente em palavras, mas com nossas vidas. Jesus, Jesus, Jesus. Em seu nome todo joelho se dobrará e toda língua confessará. Pai, Te louvamos, Te exaltamos e Te adoramos. Pelo Único a quem devemos adorar: Seu Filho. Todo louvor, honra, Glória, riquezas e bênçãos, sejam dadas a Ele.
Em nome de Jesus, amém.

_____________________________________________
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=ep1JGU7ygdw
Transcrito por: Necilia Paula
Revisado por: http://trovian.blogspot.com.br/
Citações Bíblicas:  Almeida Corrigida e Revisada Fiel. (ACRF)