O que é piedade? - Joel Beeke

09:59
Trecho da mensagem pregada por Joel Beeke na Conferência Fiel para Pastores e Líderes 2010.

Mas, o que é piedade?

Calvino disse que piedade é o desenvolvimento de uma atitude correta em relação a Deus. Piedade ela flui da teologia, inclui uma adoração que é de coração, fé salvadora, temor semelhante a de uma criança, oração que se submete, e amor que reverenciam ao Senhor. 

Calvino disse que a nossa vida inteira, deve ser uma corrente despedaçada em piedade, quebrada em piedade. E os puritanos pegaram isso dá ênfase de Calvino.

O puritano William Ames diz o seguinte: “A teologia é a doutrina de viver para Deus”. Todas as coisas em teologia devem ser resumidas em viver para Deus. Então os puritanos entravam nessa ideia de piedade, e a piedade incluía estudar a Bíblia todos os dias. Incluía meditar nas escrituras regularmente. Significava envolver-se em oração fervorosa, também a comungar frequentemente com os santos, também incluía um arrependimento duradouro, que durava a vida inteira. Também cultivar uma vida devocional interna usando todas as disciplinas espirituais. Significava cantar os Salmos, significava também obedecer o decálogo em resposta de gratidão a Deus, amar a igreja também estava incluindo e manter adoração no lar, culto no lar. E catequizar, instruir as suas próprias crianças e enfatizar a necessidade de educação teológica, e guardar todo o dia do Senhor.

Para os puritanos essas coisas não eram feitas de maneira legalista. Eles faziam isso por um certo ciúme pelo bem estar da sua própria alma. 

Para viver uma vida de piedade para Deus. O objetivo deles era tirar a piedade de dentro do seu armário interno e colocar isso na vida da família, colocar isso pra fora, e além da família, isso é, chegar no seu lugar de trabalho ou onde você estiver de forma que toda a minha, vida é permeada pela piedade.

De tal forma que no puritanismo, teologia e piedade estão casados e o objetivo é que mente, coração e mãos adorem a Deus totalmente unidos, costurados.

Então se alguém dissesse pra você, “você realmente é piedoso” Eles entenderiam isso como o maior dos elogios.
___________________
Fonte: O que é piedade?
Transcrição: Necilia Paula