A doutrina da eleição é uma doutrina perturbadora para muitas
pessoas. Ela é retratada e apresentada dessa maneira como se de alguma forma
questionasse a bondade de Deus, a graça de Deus. De fato, há declarações literalmente
chocantes feitas sobre esta doutrina por evangélicos proeminentes. Por exemplo,
o conhecido Tim LaHaye que faz parte da série Deixados Para Trás e de muitos
outros livros, diz "Para sugerir que o Deus misericordioso, longânimo,
gracioso e amoroso da Bíblia inventaria uma terrível doutrina como esta -
predestinação - que nos faria acreditar que é um ato de graça selecionar certas
pessoas para o céu e por exclusão outras para o inferno, chega perigosamente
perto de blasfêmia." Estas são declarações que estes senhores têm impresso
em livros.
Arno Froese de outro ministério escreve "A teologia falha da
pré-seleção -" ele chama "- é uma tentativa de eliminar a capacidade
do homem de exercer seu livre arbítrio o que reduz o amor soberano de Deus a um
ato de mero ditador".
Outro pastor autor e professor de rádio diz "Esta doutrina
faz com que nosso Pai Celestial pareça o pior dos déspotas".
Outro, um presidente da Texas Holiness University diz "Esta
doutrina é o esquema de teologia mais irracional, incongruente, autocontraditório,
despreciativo do homem e desonroso a Deus que já apareceu no pensamento
cristão. Ninguém pode aceitar suas proposições contraditórias mutuamente
exclusivas, sem auto-debilidade intelectual. Ela sustenta que Deus é um tirano
egocêntrico, egoísta, sem coração e sem remorsos para e que nos ordena a
adorá-lo".
Um pastor da Capela do Calvário escreve, "O Calvinismo de
Cinco Pontos -" que naturalmente incluiria a doutrina da eleição"-
faz de Deus um monstro que eternamente tortura crianças inocentes. Ele remove a
esperança de consolo do evangelho. Limita a obra expiatória de Cristo. Resiste
ao evangelismo. Isso estimula a argumentação e a divisão e promove um Deus
pequeno, irritado, e crítico, em vez do Deus de grande coração da Bíblia ".
Outro diz, "Dizer que Deus escolhe soberanamente quem será
salvo, é a coisa mais retorcida que já li, que faz de Deus um monstro não
melhor do que um ídolo pagão".
Outro site de estudantes de teologia no Canadá diz, "Esta
doutrina torna Deus um monstro diabólico e reduz o homem, que foi criado à
imagem de Deus, a um mero robô".
E Dave Hunt que muitos de vocês sabem que escreveu tantos livros
úteis diz, "A falsa representação de Deus sobre esta doutrina fez com que
muitos se afastassem do Deus da Bíblia como de um monstro".
Agora, a palavra operativa em tudo isso parece ser
"monstro". Que de alguma forma essa doutrina de eleição transforma
Deus em um monstro. Agora, estas são declarações bastante severas sobre esta
doutrina, mas elas representam uma grande porção do mundo evangélico. E não
estamos falando de analfabetos. Não estamos falando sobre aqueles que têm
apenas um conhecimento limitado. Estamos falando de pessoas que são líderes de
ministério, pastores e escritores. E, no entanto, essa doutrina é ensinada nas
escrituras.
A noção penetrante desses céticos e críticos desta doutrina, é que
de alguma forma a eleição é injusta. De alguma forma é injusta. Mas antes de
tudo queremos deixar bem claro que Deus não deve ser medido pela nossa
compreensão do que é justo. Nós temos que ser os primeiros a admitir que nossa
compreensão de praticamente tudo é de alguma forma distorcida, deformada e
afetada por nossa própria pecaminosidade.
No Salmo 50:21 Deus disse, "pensavas que eu era teu
igual." E certamente ele não é. Em Isaías 55:8, "Porque os meus
pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus
caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a
terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os
meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos." Deus tem
caminhos e pensamentos que são para nós incompreensíveis, insolúveis,
inescrutáveis.
Há uma grande bênção no capítulo 11 da carta de Paulo aos Romanos
na qual ele diz isto, versículos 33 a 36. "Ó profundidade da riqueza,
tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus
juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do
Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro?" Quem poderia saber como Deus
pensa? Quem poderia ser tão ousado para dizer a Deus como ele deveria pensar?
"Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele,
pois, a glória eternamente. Amém!"
É uma compreensão essencial de Deus que ele é santo, que sua natureza
é santa, que ele é infinitamente e perfeitamente justo, que ele é moralmente
sem defeito e perfeito, que ele é a perfeição. Tudo nele, e dele, e para ele,
que vem dele, e por ele é perfeito. E assim tudo o que ele diz é justo, é o que
é a justiça.
Qual é a regra da justiça de Deus? Qual é o princípio da justiça
de Deus? O que está por trás de seus julgamentos? O que está por trás disso é o
seu próprio livre-arbítrio e absolutamente nada mais. Deus faz determinações
baseadas em nada além do que seu próprio livre-arbítrio. E tudo o que ele quer
é por definição apenas porque ele é justo. É só porque ele quer. Não é porque
ele vê que é apenas que ele quer, é que ele quer e depois se torna justo.
William Perkins um puritano disse, "Não devemos pensar que Deus
faz uma coisa porque é boa e correta, mas a coisa é boa e correta porque Deus a
faz." O Criador não deve nada à criatura, que não pode entender seus
caminhos, não pode entender sua mente, não pode ser seu conselheiro. E de
qualquer forma como poderia Deus ser chamado de "injusto" por
escolher salvar alguns porque não há quem mereça ser salvo?
Salvação nunca foi uma questão de justiça. E ainda assim é o que
as pessoas dizem. "Isso não é justo. Isso não é justo." Mas eu não
acho que você queira justiça, não é mesmo? A eleição está enraizada na graça
pura. Ele é muito gracioso e parece que ele é mais gracioso para aqueles a quem
a graça parece mais imerecida. Não há muitos poderosos, não há muitos nobres.
Volte para 1 Coríntios capítulo 1, e esse é um bom lugar para começar 1
Coríntios capítulo 1.
Eu não tinha a intenção de começar aqui, mas enquanto eu estava
sentado lá cantando, esta passagem pulou em minha mente. E em 1 Coríntios 1:26
lemos isso, "Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação" que é seu
chamando divino para a salvação, o chamado de salvação eficaz de Deus.
"Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados
muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre
nascimento; pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para
envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as
fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e
aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie
na presença de Deus".
Quando Deus faz a sua escolha, quando ele é bondoso para com quem
será misericordioso, e misericordioso com quem ele será misericordioso, parece
que sua graça se inclina para o mais indigno de todos, para que ninguém pudesse
se vangloriar. O versículo 30 diz, "Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o
qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e
redenção, para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no
Senhor".
Quando chegamos ao povo que crê na mensagem do Novo Testamento,
eles são os pobres, os proscritos, os ignóbeis, os fracos, as meretrizes, as
prostitutas e os cobradores de impostos. E Deus passa pelos poderosos, pelos
nobres, pelos religiosos e os mais educados. Há poucos. A salvação não é uma
questão de justiça é uma questão de pura graça. E Deus escolheu dar essa graça
àqueles a quem pode parecer mais injusto.
Mas não podemos estar lutando com essas coisas intelectualmente
como se houvesse alguma resposta em nossa razão. Devemos nos chegar à Palavra
de Deus e devemos olhar para o que a escritura diz, para revelar a verdade
desta doutrina. Não devemos deixar que esta doutrina se torne vítima de nossas
mentes corrompidas, pecaminosas, e de nossos raciocínios egocêntricos e orgulhosos.
E assim, como qualquer outra verdade bíblica, simplesmente abrimos
a Bíblia e nos submetemos ao que ela diz. E porque é doloroso não muda nada. O
inferno é uma doutrina muito dolorosa que não muda nada. E embora possa ser
difícil para nós compreender isso, pode ser para nossas mentes fracas e
manchadas pelo pecado menos do que o que poderíamos pensar que é justo,
colocamos tudo isso de lado e nos submetemos à Palavra de Deus.
Agora, algumas pessoas pensam que esta doutrina de eleição é de
alguma forma estranha a Deus e de algum modo estranha aos seus propósitos no
mundo. Mas isso certamente não é verdade. Não é como se de alguma forma a
doutrina do tipo eleitoral tivesse saltado do Novo Testamento nunca tendo
aparecido no Antigo Testamento. Afinal de contas, claramente, de todas as
pessoas no mundo, Deus escolheu Israel. De todas as pessoas do mundo Deus
escolheu Abraão e o tirou de Ur dos caldeus e o fez pai de uma grande nação. É
por isso que Israel é chamado Salmo 105:43 "seus escolhidos." O Salmo
135:4 diz, "Porque o Senhor escolheu a Jacó para si mesmo".
Deuteronômio 7:6 e 14:2 diz "O Senhor teu Deus te escolheu
para ser povo de sua possessão dentre todos os povos que estão sobre a face da
terra." E Deus disse que não era porque vocês eram melhores do que
qualquer outra pessoa, não era porque vocês eram mais atraentes do que qualquer
outra pessoa. Deus disse que é porque eu de livre e espontânea vontade prefiro
estabelecer meu amor sobre vocês e por nenhuma outra razão. Israel meu eleito.
Deus os chama.
Você entra no Novo Testamento e você tem o mesmo tipo de
linguagem. A igreja é chamada "os eleitos os escolhidos". E este não
é um termo isolado em referência à igreja. É repetido. Em Mateus capítulo 24,
naquele discurso do Monte das Oliveiras, onde nosso Senhor está falando sobre a
segunda vinda, ele diz "Não tivessem aqueles dias sido abreviados, ninguém
seria salvo; mas, por causa dos escolhidos, tais dias serão abreviados".
Lá é um substantivo, ali é um substantivo, ali é um termo que descreve os crentes,
eles são, "os eleitos os chamados." Significa "os escolhidos, os
selecionados" por causa dos eleitos.
Dois versículos mais adiante, no versículo 24, "porque
surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios
para enganar, se possível, os próprios eleitos." Eles não são chamados de
"crentes" eles não são chamados de "cristãos" eles são
chamados "os eleitos." E no versículo 31, "ele enviará os seus
anjos" quando o Senhor vier, quando ele aparecer no céu “com grande clamor
de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos". Eleitos por ele. Essa
é uma designação para o povo de Deus.
Em Lucas 18:6 o Senhor diz "Então, disse o Senhor: Considerai
no que diz este juiz iníquo. Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a
ele clamam dia e noite?" Novamente os crentes são chamados “Seus eleitos,
escolhidos, selecionado."
Em Romanos 8 - de volta a esta maravilhosa epístola de Romanos e
8:33. Aqueles de nós que são salvos, aqueles de nós que são crentes na família
de Deus, que foram redimidos, regenerados, reconciliados, agora pertencemos a
Deus. Fomos declarados justos. A justiça de Deus tem sido imputada a nós pela
fé em Cristo. E o versículo 33 diz, "Quem acusará os eleitos de
Deus?" Deus é quem justifica e se Deus declara que somos justos diante
dele, ninguém pode com êxito acusar seus eleitos. Novamente a igreja é chamada
"os eleitos". Em cada caso das duas últimas passagens, eleitos de
Deus, seus eleitos. Não é que nós elegemos é que ele elegeu. Em Colossenses
3:12. "E assim -" Paulo escreve "- como aqueles que foram
escolhidos por Deus." Como aqueles que foram escolhidos por Deus.
Literalmente "os eleitos de Deus".
Os crentes, então, são pessoas a quem Deus escolheu para pertencer
a ele. E no Antigo Testamento, reconhecidamente, era uma nação de pessoas na
terra, um povo temporal. E no Novo Testamento os eleitos são um povo
espiritual. O Novo Testamento é apenas preenchido com esse ensinamento
inescapável. Em João capítulo 15 - e temos de cobrir o terreno para estabelecer
a clareza e a amplitude desta designação - mas em João 15:16 Jesus diz aos
discípulos "Não me escolhestes, mas eu vos escolhi".
Eu não sei como poderia ser dito mais claro do que isso.
"Você não me escolheu, mas eu escolhi você." No capítulo 17 do
evangelho de João, no versículo 9 - e voltaremos a esse conceito mais tarde,
mas em 17:9 lemos isso. Jesus nesta grande oração sacerdotal está no Santo dos
Santos da Trindade onde o Filho tem comunhão com o Pai. E ele diz "É por
eles que eu rogo" ele está orando pelos seus "não rogo pelo mundo,
mas por aqueles que me deste" ouça isto "- porque são teus”. Eles são
Teus. Eles pertencem a Ti, Tu os escolheste, Tu os deste a mim.
No capítulo 13 do livro de Atos, novamente a linguagem é
inequívoca. Em Atos 13:48 para aqueles que resistem a esta doutrina aqui está
um versículo muito difícil de engolir. Paulo e Barnabé estavam pregando e diz
no versículo 48 "Os gentios, ouvindo isto" ouviram a mensagem sobre a
salvação "regozijavam-se e glorificavam a palavra do Senhor” e ouça isto
"e creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna"
fizeram o quê? "creram." Todos os que foram designados para a vida
eterna creram.
Volte para o capítulo 9 de Romanos. Esta passagem novamente forte
e inconfundível capítulo 9 de Romanos. E você poderia realmente começar com os
gêmeos no versículo 11 Jacó e Esaú. "E ainda não eram os gêmeos nascidos,
nem tinham praticado o bem ou o mal (para que o propósito de Deus, quanto à
eleição, prevalecesse, não por obras" como eles poderiam fazer qualquer
obra? Eles não tinham nascido. "mas por aquele que chama), já fora dito a
ela," isto é, Rebecca a mãe dos gêmeos "O mais velho será servo do
mais moço. Como está escrito: Amei Jacó, porém me aborreci de Esaú."
Uau. Antes de terem nascido antes, de terem feito alguma coisa boa
ou má, só por causa do propósito de Deus, segundo sua escolha - ele é quem
chama - ele determinou que o mais velho serviria ao mais jovem. Jacó ele amou,
Esaú ele odiou. Você diz "Rapaz, isso é bastante claro."
Absolutamente claro. Deus fez essa escolha antes que eles nascessem.
No versículo 14 nos identificamos, não é mesmo? "Que diremos,
pois? Há injustiça da parte de Deus?" Isso não parece justo. Ele diz,
"De modo nenhum!" mē genoito no grego. Não, não, não. É impensável.
Isto não é nada novo para Deus, fazer este tipo de escolha entre dois. Isso não
é novidade, pois ele diz a Moisés "Terei misericórdia de quem me aprouver
ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão".
“Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de
usar Deus a sua misericórdia”. Ou seja, a escolha de Deus não depende da
vontade do homem, mas de Deus. E o versículo 18 diz, "Logo, tem ele
misericórdia de quem quer e também endurece a quem lhe apraz".
Inescapável, absolutamente inescapável.
Em Romanos 11:4, enquanto continuamos a examinar a literatura, em
Romanos 11:4 lemos o seguinte. Ele está apenas falando sobre Elias o profeta
que pensava que ele era o único que restava, e Deus diz, "Reservei para
mim sete mil homens, que não dobraram os joelhos diante de Baal." Você não
está sozinho. São sete mil fiéis. E em seguida o versículo 5 diz, "Assim,
pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente", ouça
isto, um remanescente de judeus crentes no presente quando Paulo está
escrevendo isto, "segundo a eleição" do quê? "da graça." De
acordo com a graciosa escolha de Deus.
Em 1 Pedro 1:1. "Pedro, apóstolo de Jesus Cristo" 1
Pedro 1:1 "aos eleitos que são forasteiros" com certeza porque eles
são crentes, e portanto, são estrangeiros no mundo "a Dispersão no Ponto,
Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia" ouçam isto, "eleitos."
Eleitos.
Ao ler as epístolas do Novo Testamento, o que significa que você
está basicamente começando depois do livro de Atos, com o livro de Romanos, ao
passar por todas as epístolas até o livro do Apocalipse, toda vez que você vê o
Palavra "chamar" ou "chamado" refere-se à escolha soberana
de Deus para chamar alguém para a salvação. Os chamados são aqueles que são
efetivamente chamados, não apenas um chamado geral como na declaração do
evangelho "Muitos são chamados, mas poucos são escolhidos". Sempre
que o chamado é identificado nas epístolas é um chamado eficaz. 1 Coríntios
1:9. "Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus
Cristo, nosso Senhor". Nós somos os escolhidos, os predestinados, e,
portanto, os chamados.
Em Efésios capítulo 1 continuamos. Em Efésios 1:3. "Bendito o
Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte
de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo". Como é isso? Como
é que fomos abençoados com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais
em Cristo? Versículo 4. "assim como nos escolheu nele" que está em
Cristo "antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis
perante ele”. Ele nos escolheu antes da fundação do mundo, para que fôssemos
santos e irrepreensíveis diante dele no final, quando formos glorificados.
"nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus
Cristo" ouça isto, "segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor
da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado."
Toda essa linguagem lá diz que somos escolhidos, somos escolhidos
para a santidade final e irrepreensível. No amor, fomos predestinados a ser
adotados como filhos através de Cristo. Tudo isso por causa da intenção bondosa
do próprio livre arbítrio de Deus para que no final todo o louvor e a glória
lhe sejam devidos pela graça que nos foi concedida gratuitamente.
Em 1 Tessalonicenses 1:4, Paulo escreve para a igreja de
Tessalonicenses, e ouça como ele os identifica, "reconhecendo,
irmãos" e como ele sabe? Bom, versículo 3, "Eu vi sua obra de fé eu
vi seu trabalho de amor eu vi a firmeza de sua esperança em nosso Senhor Jesus
Cristo na presença de nosso Deus e Pai e reconhecendo irmãos", por tudo
isso, "amados de Deus, a vossa eleição", Você é um eleito. Vocês são
os eleitos. É evidente em sua vida.
E um outro texto, 2 Tessalonicenses 2:13. 2 Tessalonicenses 2:13.
E Paulo novamente diz aos tessalonicenses, "Devemos sempre dar graças a
Deus por vós". Você não agradece à pessoa por ser inteligente o suficiente
para vir a Jesus, você agradece a Deus. "devemos sempre dar graças a Deus
por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio
para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade".
Não haveria capacidade para uma pessoa ser santificada, e a
santificação começa no ponto da salvação, separada do pecado. Não haveria
esperança de santificação ou qualquer esperança de fé, na verdade, a menos que
Deus tivesse escolhido você desde o princípio, para a salvação. E porque ele
escolheu a você, o versículo 14 diz, "para o que" esta santificação,
esta fé na verdade, “também vos chamou mediante o nosso evangelho, para
alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo”. Esta linguagem é
consistente. "Ele vos escolheu antes da fundação do mundo para que fôsseis
semelhantes a Cristo." "Ele vos escolheu para que fôsseis
irrepreensíveis e santos." "Ele vos escolheu para que estardes na
presença de sua glória". Escolheu você para ganhar a própria glória do
Senhor Jesus Cristo. Ele escolheu você para que você carregasse sua imagem no
céu.
Ele escolheu você no passado, ele chamou você mediante um poderoso
chamado eficaz, que o despertou dos mortos e lhe concedeu um entendimento claro
do evangelho, no dom da fé salvadora.
Agora não há nenhuma maneira que você possa concluir de que isso é
uma idéia ambígua, certo? Isso não está em dúvida na Bíblia. E eu tenho dito
isso muitas vezes - porque eu respondi a essa pergunta inúmeras vezes na minha
vida. Eu discuti isso. Eu discuti isso. Fiz isso em particular e até
publicamente. E eu tenho dito muitas vezes que se você acredita na Bíblia você
acredita na predestinação. Se você acredita na Bíblia você acredita em Deus
escolhendo quem seria salvo. Se você acredita na Bíblia você acredita que Deus
determinou quem seria salvo e determinou que aquela salvação chegaria à sua
conclusão final quando eles fossem glorificados no céu. Se você acredita na
Bíblia você acredita que Deus efetivamente chama aqueles que ele escolhe e lhes
concede fé. E, contudo, com toda essa clareza as pessoas ainda resistem a esta
doutrina.
Olhe para Romanos 9. E eu quero que você saiba como Deus lida com
isso. Isso é tão bom. Volte para onde paramos, no versículo 18, falando sobre
Jacó e Esaú, e como Deus determinou isso antes deles nascerem. E então no
versículo 19 o oponente imaginário que ajuda Paulo a argumentar consigo mesmo e
continuar a esclarecer seu ensinamento.
Seu oponente imaginário diz, "Tu, porém, me dirás: De que se
queixa ele ainda? Pois quem jamais resistiu à sua vontade?" Quer dizer, se
tudo isso é cortado e seco, certo, se tudo isso for determinado pela escolha
divina antes de qualquer um ter nascido, se isto é Deus sendo misericordioso
com quem ele será misericordioso, e tendo compaixão de quem ele terá compaixão,
se isso não é sobre o homem que quer ou o homem que corre, se isso é tudo sobre
Deus, então, como ele pode achar defeito em alguém? Como você pode me culpar se
eu não creio? Como eu devo resistir à sua soberana e eterna vontade?
Essa é uma resposta bastante razoável, você não acha? E este é o
assunto que as pessoas sempre sufocam na doutrina da eleição. E Paulo antecipou
isso. Você vai dizer, "Isso não é justo porque senão você não pode me
condenar ao inferno. Você não pode me enganar. Como vou resistir à sua
vontade?" Versículo 20 dá uma resposta surpreendente, "Quem és tu, ó
homem, para discutires com Deus?!" Feche a boca. Isso não esclarece nada.
Quem você pensa que é? Você está acusando Deus de punição injusta dos
pecadores? Você está acusando Deus de condenação injusta? Você está acusando
Deus do mal? É melhor fechar a boca antes de dizer qualquer outra coisa.
E a ilustração é incrível. "Porventura, pode o objeto
perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim?" Quando um oleiro faz um
pote, o pote não fala. O pote não diz, "Bem eu não quero ser desta forma
me faça de outra forma. Isso não é justo. Eu gosto de ser como este pote ou
aquele pote ou o outro pote." Versículo 21. "Ou não tem o oleiro
direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro,
para desonra?" Isso é incrível.
Não se atreva a questionar Deus. Deus é o oleiro você é o barro. O
barro está muito abaixo do oleiro. É sujeira inanimada. Não tem o direito de
nem mesmo ter a ideia de falar com o oleiro. E tão vasto quanto o abismo, assim
é entre o vaso e o oleiro, e ainda mais vasto é o abismo entre você e Deus. O
oleiro, versículo 21, ele não tem direito sobre o barro para torná-lo da
maneira que ele quer fazê-lo?
E então, o versículo 22, realmente muito, muito poderoso.
"Que diremos," ou se pudéssemos dizer isso, "se Deus, querendo
mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita
longanimidade os vasos de ira, preparados para a perdição". E se Deus
quiser demonstrar sua ira? Ele não tem o direito de demonstrar sua ira? Isso
não é parte de sua glória? Ele não pode colocar sua ira em exibição? Ele é
Deus. Não pode Deus fazer seu poder conhecido em seu julgamento em sua ira em
sua condenação?
Sim ele pode. Mas observe como o versículo 22 termina. Tornam-se
em verbos passivos. Nunca diz que Deus criou recipientes preparados para a
destruição, que é a dupla predestinação, e a Bíblia não ensina isso. Diz que
"suportou com muita paciência vasos de ira" passivo "preparados
para a destruição." Não que ele preparou para a destruição. Deus não lendo
a lista de seres humanos para virem e dizer "Ok, você vai para o céu, e
você vai para o inferno, e vocês três vão para o inferno, e vocês vão para o
céu, e vocês vão para o inferno, vocês aí vão para o céu."
A Bíblia não ensina isso. A Bíblia ensina que todos os homens
estão indo para o inferno. E Deus escolheu resgatar alguns e suportou os outros
que se encaminham desse modo não por causa de algo que Deus fez, não por causa
de um decreto que Deus fez individualmente para eles, mas porque eles continuam
em seus pecados e são completamente culpados. Deus tem todo o direito de
demonstrar sua ira e ele é tanto glorificado em sua ira como ele é em sua
misericórdia.
E o versículo 23 diz "a fim de que também desse a conhecer as
riquezas da sua glória em vasos de misericórdia." E aqui os verbos são
ativos. Ele faz os vasos de misericórdia, ele suporta aqueles que são
destinados para a destruição. Deus é ativo na redenção. Ele é passivo na
reprovação.
Em Apocalipse 19 nos é dito que o Senhor Deus reina. Você sabe,
nós ouvimos isso e pensamos em uma canção, você sabe, "O Senhor Deus reina,
o Senhor, reina". Eu não sei se nós ainda sabemos do que estamos falando
quando dizemos isso. O que isso significa? Isso significa que ele toma todas as
decisões que foram tomadas essencialmente sobre tudo. Ele reina. Como o
Altíssimo, ele governa nos exércitos do céu e ninguém pode erguer a mão ou
dizer-lhe "O que você está fazendo?" Ele faz todas as coisas segundo
o conselho de sua própria vontade.
Ele é o oleiro celestial que se apodera de nossa humanidade caída
como um pedaço de argila, e daí ele nos transforma em vasos de honra e ele
suporta aqueles que se transformam em vasos de desonra. Ele é o que decide e o
determinante do destino de cada pessoa, o controlador de cada detalhe da vida
de cada indivíduo. Que é apenas outra maneira de dizer que Deus é Deus. E eu
vou lhe dizer o que é realmente repugnante para mim é uma espécie de ideia de
que Deus está sendo constantemente superado por Satanás. Isso é blasfêmia.
Mas essa doutrina de eleição não é fácil de aceitar. Alguns de
vocês estão sentindo um pouco de dor em sua mente agora. Esta doutrina machuca
um pouco. Na verdade, se eu posso fazer você se sentir um pouco melhor é tão
doloroso que a única razão que alguém acredita nisso é porque está na Bíblia.
Nós simplesmente não a inventaríamos. Nenhum homem, nenhuma quantidade de
homens, nenhum comitê chegaria a isso. Nós nunca chegaríamos a uma doutrina do
inferno eterno, sequer, porque estas são coisas que estão em conflito com os
ditames da mente carnal. Elas são repugnantes aos sentimentos do coração
carnal.
Veja, eu não entendo a Trindade isso não significa que não seja
verdade. Não consigo compreender a Trindade. Eu não sei o que significa ser
três pessoas e ainda uma. Não consigo compreender o nascimento virginal. Isso é
incompreensível. Não consigo compreender o caráter de Cristo, sua natureza. Há
tantas coisas que eu não consigo entender. Há tantas coisas que são
incompreensíveis para mim, mas eu creio nelas porque elas são reveladas nas
escrituras. E eu nem me importo com alguma tensão aqui. Eu nem sequer me
importo com o fato de que a Bíblia também diz, "Quem quiser" a Bíblia
também diz que, "Jesus chorou sobre Jerusalém e disse, Contudo, não quereis
vir a mim para terdes vida".
Você diz, "Bom, o que é tudo isso?" Isso é simplesmente
está dizendo que qualquer um que venha, pode vir, e quem quer que venha será
recebido. Você diz, "Como isso funciona junto com a eleição?" Eu não
sei. Mas você não está confortado pelo fato de que eu não sei, porque se minha
mente fosse como a mente de Deus isso seria horrível.
Há tantas coisas que eu não sei. Se eu lhe fizer uma pergunta
muito simples. Se eu disser a você "Quem escreveu o livro de
Romanos?" O que você vai dizer? Nem sequer pode dizer isso, pode? Você vê,
eu ouvi alguns fracos "Paulo." E então você está de repente
sustentando isso porque você sabe que não é a resposta completa, certo? Você
diz, "Bom, o Espírito Santo escreveu." Bom, foi Paulo ou o Espírito
Santo? Foram os dois. O que isso significa? Paulo escreveu um versículo, o
Espírito Santo escreveu outro versículo, Paulo escreveu um versículo o Espírito
Santo escreveu outro versículo? Como entendemos isso?
Você diz, "Todas palavras estão fora da mente de Paulo? Cada
palavra fora do vocabulário ou Paulo? Cada palavra do seu coração?"
Absolutamente. Mas também cada palavra veio do Espírito Santo. Como pode ser?
Isso é incompreensível e inescrutável para mim.
Posso fazer-lhe outra pergunta, já que você se saiu tão bem nessa.
Jesus era Deus ou homem? Sim. A resposta certa é sim. Mas como você poderia ser
100 por cento Deus e 100 por cento homem? Você não pode ser 200 por cento de
alguma coisa? Como você pode ser todo homem e todo Deus? Isso está além da
nossa compreensão. Quando dizemos 100 por cento de algo é isso que é. Mas se
você é totalmente homem então você não pode ser completamente Deus. Se você é
completamente Deus você não pode ser plenamente homem e ainda assim ele era.
Quer dizer, isso simplesmente continua assim.
Se eu lhe fizer uma outra pergunta simples. Quem vive sua vida
cristã o que você vai dizer? Vamos lá, você tem que fazer isso todos os dias.
Quem vive a sua vida cristã? Você diz "Eu vivo." Realmente. Realmente
você a vive? Você diz, "Não eu não." Você diz, "É Cristo quem
faz isso." Então vamos jogar toda culpa sobre ele? Quer dizer não podemos
dar-lhe o crédito e não podemos dar-lhe a culpa por isso temos um problema
aqui.
Vocês sabem, havia os pietistas que diziam, "Vou bater em meu
corpo e me disciplinar e vou viver minha vida cristã". E então havia os
quietistas, você sabe, como os Quakers que disseram "Deixe assim e deixe
com Deus" E eles simplesmente entraram no modo passivo, você sabe. E o
movimento de Keswick saiu daquilo, e da vida crucificada, e de todo esse tipo
de estranhas visões quietistas. Quem é que vive sua vida cristã?
Você diz, "Bom, se há alguma coisa errada sou eu, tudo que
for certo é ele." E eles dizem que é um mistério inconcebível. O apóstolo
Paulo disse a respeito disso, ele disse, "Eu estou crucificado com
Cristo" Gálatas 2:20 "logo, já não sou eu quem vive." Veem ele
também não sabia. John Murray disse há muitos anos que em cada grande doutrina
da Bíblia há um aparente paradoxo. Há um paradoxo não resolvido que é
transcendente. E isso significa que Deus é Deus e o fato de que há tantos
desses nas escrituras, significa que a escritura não foi escrita por homens. Eu
conheço os editores, eles consertam coisas assim.
Então porque nós acreditamos que Jesus é Deus não significa que não
acreditamos que ele é homem. Porque acreditamos que ele nasceu de uma mãe
humana, não significa que não cremos que ele nasceu de Deus. Porque devemos
perseverar em nossa fé, não significa que não estamos seguros. Porque a Bíblia
foi escrita por autores humanos, não significa que não acreditamos que não foi
escrita pelo Espírito Santo.
Porque temos de nos disciplinar para viver a vida cristã, não
significa que não cremos que não é Cristo em nós. E porque acreditamos na
doutrina da eleição, não significa que não acreditamos na responsabilidade
humana. Estes são paradoxos aparentes que não podemos resolver. Mas o perigo é
que você destrói a verdade e cria um meio-termo racionalista. Isso é perigoso.
Assim o ensinamento inconfundível da escritura é a doutrina da
eleição. Até mesmo a presciência de que Pedro fala - 1 Pedro 1 - a presciência,
eleitos, segundo a presciência de Deus, veja só por um minuto. Eu vou terminar
isso aqui e seguiremos no resto disto no próximo domingo à noite. Mas em 1
Pedro 1:1 ele diz que fomos escolhidos "os eleitos". E então no
versículo 2, "De acordo com a presciência de Deus". Eles dizem
"Ah, é isso. Essa é a chave ali. De acordo com a presciência de
Deus." E imediatamente eles vão dizer, "O que isso significa? Isso
significa que Deus sabe o que você vai fazer certo? Antes que você o faça,
presciência."
E Deus, na eternidade passada, porque ele sabe de tudo o que vai
acontecer, olhou para os anais da história e disse, "Ah, eu vejo o que vai
acontecer, que John MacArthur ele vai nascer nessa família cristã, e Uh-huh ele
vai ouvir o evangelho, e ele vai crer no evangelho, assim eu vou escolher
ele." Você acha isso estranho? Isso é o que a maioria dos cristãos
acreditam. Isso é o que a maioria dos cristãos acreditam e ensinam.
Mas isso é como a previsão sobre o que as pessoas farão. Agora, o
problema com isso é como esses pecadores mortos vão ressuscitar e fazer isso
sem ajuda de Deus? Você responde a essa pergunta. Como os que são totalmente
depravados, totalmente cegos, totalmente mortos, vão chegar ao lugar onde tomam
a decisão pela salvação? Como eles vão fazer isso?
Não podem fazer isso. "O leopardo pode mudar suas manchas? O
etíope pode mudar sua pele? Nem você pode fazer o bem sendo mau." Como
isso vai acontecer? Se Deus apenas olha para baixo e vê quem vai tomar a
decisão, então sua eleição não é baseada em seu próprio livre arbítrio, é
baseada em seus méritos, certo? É baseada em seu mérito. Os caras bons vão me
escolher, e assim eu vou escolhê-los.
Isso não tem nada a ver com todos aqueles versículos que lemos
absolutamente nada a ver com eles. E a propósito diz "Somos escolhidos de
acordo com a presciência de Deus". Mas eu quero que vocês olhem para o
versículo 20 - versículo 19 - qual é a última palavra no versículo 19? O que é
isso? "Cristo." Certo. "Cristo -" agora preste atenção a
este "Cristo, conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo." Ah,
nós temos um problema. Se a presciência significa que Deus olha para frente e
vê o que vai acontecer no versículo 2, então ser conhecido antecipadamente deve
significar a mesma coisa no versículo 20, certo?
Então isso significa que Deus olhou para baixo, para a história, e
disse "Oh, olhe isso. Cristo vai dar a sua vida. Bom, se ele vai fazer
isso eu farei dele o Salvador." Quer dizer, obviamente a presciência não
pode significar isso, porque Jesus disse que ele não veio para fazer sua
própria vontade, mas a vontade de seu Pai. É por isso que ele é chamado, Cristo
meu eleito.
Você diz "Bom, o que significa presciência?" É
prognóstico, prognósis. De onde temos a palavra "prognóstico", usada
em termos médicos. É uma escolha predeterminada. É uma escolha predeterminada.
Cristo foi pré-conhecido. Ou seja, ele era conhecido por Deus no sentido íntimo
como o Salvador, o Redentor antes da fundação do mundo. É falar sobre o tipo
íntimo de saber. Como diz no Antigo Testamento "Israel somente a vós
outros vos escolhi". Isso significa que os judeus são as únicas pessoas
que Deus conhece? Não, é o tipo de conhecimento que você tem em Gênesis. Caim
conheceu sua esposa e ela teve um filho. Isso não significa que ele soubesse o
nome dela. Isso não significa que ele sabia quem ela era. Isso significa que
ele teve um relacionamento íntimo com ela e dela veio um filho.
Jesus disse isto em João 10, "As minhas ovelhas ouvem a minha
voz e eu as conheço". Ele está falando de uma relação íntima de amor. O
choque foi que Maria estava grávida e José nunca a conhecera. Falamos disso até
hoje. Usamos a expressão conhecimento carnal que significa uma união sexual um
conhecimento íntimo. O que você tem aqui, na presciência, é uma intimidade
predeterminada. Assim como o Pai tinha um relacionamento predeterminado com o
Filho que o traria como sacrifício pelo pecado para derramar seu precioso
sangue como um cordeiro sem mácula e impecável, assim o Pai tinha um
relacionamento predeterminado com aqueles que ele escolheu. O conhecimento
prévio é uma escolha deliberada.
Uma outra passagem sela esse caso. Atos 2:23 e eu vou fechar com
essa promessa. Isso é muito para cobrir. Atos 2:23. Isso encerra toda
discussão, se houver alguma deixada sobre o tema da presciência. Pedro
ergueu-se no verso 22 e pregava, "Jesus, o Nazareno, varão aprovado por
Deus diante de vós com milagres, prodígios e sinais, os quais o próprio Deus
realizou por intermédio dele entre vós, como vós mesmo sabeis" versículo
23, eles pensaram que o haviam crucificado, eles pensaram que tinha sido o
plano deles. Não, não. " sendo este entregue pelo determinado desígnio
e" qual é a próxima frase? "presciência de Deus, vós o matastes,
crucificando-o por mãos de iníquos."
Vocę é culpado. Você é culpado. Você fez isso. Você fez isso com
sua própria vontade. Mas Deus tinha predeterminado que seria feito. Estava
estabelecido em seu plano predeterminado e presciência. Isso é predeterminar
para antecipar, não é simplesmente ter informações sobre o que vai acontecer,
mas predeterminá-lo. Então, entendemos que a Bíblia é muito clara sobre a
doutrina da eleição.
John
MacArthur - A Doutrina da Eleição, Parte 1
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