Temos Livre Arbítrio? - R. C. Sproul

19:14
"Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer;
e eu o ressuscitarei no último dia." -  (João 6:44)

“Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer;”A palavra que usada aí é traduzida pela maioria dos dicionários pela palavra “obrigar”. Não apenas uma atração tentando atrair as pessoas a vir a Ele. A ideia aqui é que Deus tem de fazer algo neste ponto.

Deus tem que capacitar a pessoa a vir. Este é o ponto chave! Que nós, de acordo com a doutrina da depravação total, perdemos nossa habilidade natural de vir a Jesus. Nós ainda fazemos de acordo com nossos desejos. 

Está é a essência da liberdade: Ser capaz de escolher de acordo com seus próprios desejos ou inclinações. Mas é uma espada de dois gumes. Não apenas somos livres no sentido de que escolhemos de acordo nossos desejos, mas não podemos não ser livres nesse ponto. Não apenas temos a permissão de escolher o que queremos, mas o único tipo de escolha que é real, é aquela que é feita de acordo com o que você quer. Então somos todos livres, no sentido de que podemos fazer o que queremos. 

Mas está não é a liberdade nobre da qual o Novo Testamento fala. Ela não aborda o problema da escravidão moral, e o que o pecado original ensina, e a doutrina da inabilidade moral encontrada sob assinatura da depravação total significa.

Que somos escravos de nossos próprios desejos. E que por natureza não temos desejo por Cristo ou pelas coisas de Deus.

Então livremente, o rejeitamos. Enquanto escolhemos o que queremos, o que não queremos é Ele. A menos que Deus mude a desejo do coração.

É por isso que não é chamada inabilidade natural, mas inabilidade moral. Não temos o poder ou a habilidade de amar o bem.

Para isso acontecer, Temos que ser mudados. Deus tem que intervir, e em sua graça, Ele tem que nos resgatar da morte espiritual e, da outra metáfora, escravidão espiritual. Ele tem que nos dar o presente da fé criando ressurreição espiritual no coração e na alma.


______________________________________________________
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=KX9cmWnn8F0
Transcrição: Necilia Paula
Citações Bíblicas: ACRF